rastreabilidade

Rastreabilidade dos FLVs em alta no país

A rastreabilidade no mercado de FLVs está em alta no país e os números mostram isso!

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), rastreou 12% a mais de frutas, legumes e verduras (FLV) no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado – totalizando 618 mil toneladas de produtos.

Até o fim de 2017, o objetivo é de que o programa aumente a rastreabilidade em 6,5% o volume total rastreado em 2016 (de 1,2 milhão de toneladas).

O resultado foi divulgado no dia 24 de agosto, em coletiva de imprensa que reuniu diversos representantes do setor em São Paulo.

Em nota, o superintendente da Abras e coordenador do Rama, Marcio Milan, lembrou que a rastreabilidade e o monitoramento são tendências no mercado global de alimentos, e de que o Rama tem se tornado referência, trazendo segurança e modernidade para a cadeia de abastecimento do País.

Dentre os números registrados pelo programa no primeiro semestre de 2017, um dos destaques foi a melhoria de 6,9% em relação ao limite máximo de resíduos químicos em FLVs comercializados por supermercados participantes, em conformidade com a legislação.

Nesse assunto, o artigo de Tarcisio Miguel Teixeira, publicado na Revista de Direito Sanitário, analisa a questão da atual da presença de agrotóxicos nos alimentos (clique aqui e saiba mais)! Aliás, você sabia que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos? (clique aqui).

No período, 77% das amostras obedeceram aos limites –  com menores índices de inconformidade para banana, batata, tomate e cebola, e maiores para o pimentão, conforme a PariPassu (gestora técnica do programa). Este último produto, por outro lado, registrou melhora de um ano a outro, com 42% de conformidade, ante os 37% no primeiro semestre de 2016.

Outro número de destaque foi a redução de 8% no índice de perdas de FLV nas lojas, entre 2015 e 2016 – cenário que representou um volume de 2,66 milhões de produtos que completaram o ciclo (da produção à mesa do consumidor final). Segundo a Abras, a participação de FLV no faturamento dos supermercados, em 2016, totalizou R$30,8 bilhões.

Atualmente (até junho/17), 46 redes varejistas participam do programa (aumento de 4,5% em um ano), representando mais de 20% das vendas totais de FLV comercializadas pelo setor no Brasil. Para os próximos três anos, a meta do Rama 2020 é de que o número de varejos integrados aumente em 30%.

O Foodnews destaca para o Escolha Certa, aplicativo que auxilia na análise dos rótulos dos alimentos (clique aqui)!

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Rastreabilidade dos FLVs em alta no país was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!