retrospectiva de 2016

Retrospectiva de 2016. Custo dos insumos do setor de alimentação fora do lar!

Estamos encerrando o ano de 2016, que foi repleto de incertezas, desafios e preços dos insumos utilizados na cozinha que muitas das vezes não ajudaram os empresários do setor. Desse modo, o Foodnews aproveita o último artigo do ano para fazer uma breve retrospectiva de 2016 em termos de preços.

Além do cenário político, das mudanças e da expectativa de melhores dias na economia, o qual o balanço dos custos na cozinha em 2016?

Dos alimentos avaliados pelo Foodnews em 2016, a grande maioria deles variou acima da inflação.

Foram análises das carnes, lácteos, cereais, legumes entre outros. E com poucas exceções o custo de algum ingrediente este abaixo da inflação nas séries históricas apresentadas.

A carne bovina foi um dos grandes itens avaliados no Foodnews e que apresentou alta bastante acima da inflação, especialmente os cortes mais nobres. O feijão também foi bastante discutido neste ano que, por um momento do ano disparou de preços.

O fato é entre disparadas e acomodações de preços dos insumos, o custo de produção dos pratos em geral subiu mais que a inflação medida pelo IGP-M.

Desse modo, foi mais um ano desafiador para o empresário do setor de alimentação fora do lar.

E a inflação, medida pelo IGP-M foi de 6,6% até novembro de 2o16. Espera encerrar o ano próximo desse valor.

Na retrospectiva de 2016, podemos dizer que foi um ano difícil, com custos dos insumos em alta.

Contudo, os momentos de dificuldade são os que tradicionalmente impulsionam os empresários a aprimorar a gestão, com controle de custos e uma maior criatividade para manter o negócio rentável e ainda conseguir manter a clientela. Esse é o lado bom da crise.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia. Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Retrospectiva de 2016. Custo dos insumos do setor de alimentação fora do lar! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!