seca no nordeste

Seca no nordeste força produtores de frutas a adotar tecnologia

O Foodnews destaca para os efeitos da seca no nordeste na produção de frutas na região.

O fato é que, apesar da seca no nordeste, o cultivo de melão se intensificou no Vale do São Francisco (BA/PE) neste mês, visando atender a demanda de final de ano.

Contudo, o plantio foi menor que no ano passado, devido à restrição hídrica – o reservatório de Sobradinho, principal da praça nordestina, está próximo de alcançar o volume morto.

Com isso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, algumas medidas tiveram de ser tomadas e restrições foram aplicadas, principalmente para a realização de novos plantios de culturas temporárias (anuais), como o melão. Assim, a área alocada à produção da fruta no segundo semestre deste ano deve ser menor que a do mesmo período de 2016.

De acordo com produtores, contudo, a irrigação ainda tem sido suficiente para a manutenção da qualidade e do desenvolvimento dos melões. Outro fator a se considerar é que produtores do Vale têm investido em tecnologia, no intuito de melhorar a qualidade das frutas e a produtividade nas roças.

A recorrente seca no nordeste tem afetado o calibre do melão, resultando em maior volume de miúdos nesta semana entre os dias 23 e 27 de outubro.

Com isso, menores preços foram observados para estes calibres, principalmente na Ceagesp, onde o acúmulo de miúdos se elevou. Assim, em São Paulo, o amarelo tipo 11 e 12 foi vendido por R$18,00/cx de 13 kg, valor 13% inferior ao da semana anterior.

Segundo atacadistas, melões muito pequenos são menos preferidos por consumidores. Como as vendas podem seguir limitadas, devido ao feriado nacional da próxima semana, os preços podem seguir nos mesmos patamares.

Vale lembrar que os próprios produtores rurais são conscientes da questão do uso da água na Bacia do Rio São Francisco.

Aliás, o Foodnews destacou o artigo “Produtores do Vale saem em defesa do Rio São Francisco”. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Seca no nordeste força produtores de frutas a adotar tecnologia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!