segurança alimentar

Segurança alimentar no mundo, desafios e expectativas futuras.

O Foodnews destaca a questão da segurança alimentar associada a expectativa de aumento da demanda por alimento no mundo. Veja alguns números de crescimento populacional e renda e entenda se estaremos preparados para esse desafio que está por vir!

A segurança alimentar passa necessariamente pelas discussões relacionadas ao crescimento populacional e renda.

Desse modo, vamos aos dados históricos e projetados para avaliarmos melhor sobre o que esperar da demanda por alimento nos próximos anos.

A primeira Figura abaixo apresenta a variação anual do crescimento da população mundial desde 1950 e as respectivas projeções até 2050.

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Apesar da queda da taxa de crescimento da população mundial como observado acima, em termos absolutos, o crescimento é constante, como pode ser observado na Figura a seguir.

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

A população mundial, hoje na casa dos 7 bilhões de habitantes, deve atingir valor próximo a 10 bilhões em 2050. Seriam cerca de 3 bilhões de pessoas a mais para alimentar, em uma área de expansão agrícola bastante limitada. Além das responsabilidades ambientes, praticamente não há área de expansão agrícola no mundo.

Portanto, o aumento da produção de alimento deverá vir do aumento de produtividade das fazendas. E lembrando que mais de 90% das fazendas no mundo são familiares e responsáveis por mais de 80% da produção de comida do planeta. Em outras palavras, a segurança alimentar terá foco na produtividade do campo e também das agriculturas familiares!

O importante é que além do crescimento populacional, a renda igualmente tende a aumentar, melhorando o poder de compra ao redor do mundo. A última Figura apresenta os dados de crescimento do Produto Interno Bruto percapita do Brasil e no mundo.

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Os números acima comprovam um forte aumento da geração de riqueza no Brasil e no mundo. No caso brasileiro, o Produto Interno Bruto que era de cerca de $200,0 por habitante hoje é de aproximadamente $8.000,0. Certamente que este indicador não trata da questão de distribuição de renda, mas reflete no aumento do poder de compra do país e ao redor do mundo.

E como os dados de aumento populacional e renda afetam a demanda mundial por alimento?

Os dados da Tabela abaixo destacam a expectativa de aumento no consumo percapita de alimento no mundo e principais regiões do planeta.

Consumo percapita, em Kcal diário
  1976 1986 1999 2015 2030 Var.
Mundo 2.435 2.655 2.803 2.940 3.050 25%
América Latina 2.546 2.689 2.824 2.980 3.140 23%
Países Desenvolvidos 3.065 3.206 3.380 3.440 3.500 14%
África Sub-Sahara 2.079 2.057 2.195 2.360 2.540 22%

 

Na Tabela acima estamos nos referindo apenas ao consumo percapita, com destaque ao aumento do poder de compra da população. Nesse aspecto falta avaliar o aumento da população mundial como descrito anteriormente.

E essa matemática toda, que é complexa e não cabe aqui entrarmos em detalhes, trás uma expectativa de aumento da demanda por alimento no mundo de 35% até 2030.

Siga-nos pelo www.facebook.com/foodlogics e acompanhe as notícias, dicas de gestão e do mercado relacionado ao setor de alimentação fora do lar!

Segurança alimentar no mundo, desafios e expectativas futuras. was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!