selo artesanal

Selo Arte para alimentos artesanais agrega valor ao produtor rural

O Foodnews destaca o processo de regulamentação do Selo Arte, dedicado a identificar alimentos artesanais.

As secretarias de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) e da Defesa Agropecuária (SDA) trabalham em conjunto com outros órgãos de governo e entidades na regulamentação de um selo que será criado para identificar alimentos artesanais.

O assunto foi discutido nesta semana durante a II Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de regulamentação do Selo Arte, que irá identificar e autorizar a comercialização interestadual de alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal. 

O secretário adjunto de Inovação, Pedro Corrêa Neto, disse que a regulamentação do Selo de Alimentos Artesanais atende demanda dos produtores rurais e que “será uma ferramenta importante na agregação de valor”. Além disso, afirmou que o MAPA optou por regulamentar questões gerais por meio de Decreto e que os assuntos específicos para as cadeias serão tratados em normativas específicas.

O secretário adjunto de Defesa, Fernando Mendes, afirmou que o MAPA é parceiro na criação para garantir a inocuidade, sanidade, qualidade e identidade desses produtos. Afirmou também que o fortalecimento da interface com órgãos estatuais de defesa é uma das prioridades da nova gestão, “fundamental para o Sistema Unificação de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa)”.

O principal foco da reunião foi a elaboração da minuta de decreto, para regulamentar a Lei º 13.680/2018, que trata da fiscalização de produtos de origem animal produzidos de forma artesanal.

Na primeira reunião do GT, que ocorreu em dezembro, foi discutido o que é um alimento artesanal, os requisitos para que seja considerado artesanal e aspectos voltados à segurança sanitária, pontos fundamentais para a diferenciação no mercado.

A regulamentação do Selo Arte visa dar ao consumidor segurança de que o processo de produção é realizado de forma artesanal, que respeita características e métodos tradicionais ou regionais próprios, que atende às boas práticas agropecuárias e de fabricação e que tem segurança sanitária.

E por falar em Selo Arte, o Foodnews destacou que a Câmara aprovou novas regras para comercialização de produtos alimentícios artesanais em 2018.

Pois é, no final de março de 2018, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de Lei 3859/15, que simplifica as regras usadas na inspeção sanitária de produtos artesanais de origem animal, como queijos e embutidos, feitos em pequenas agroindústrias. Clique aqui!

Adaptado do MAPA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Selo Arte para alimentos artesanais agrega valor ao produtor rural was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!