suco de laranja

Percepção dos consumidores sobre o suco de laranja industrializado

Pesquisa revela percepção dos consumidores em relação ao suco de laranja disponível no mercado nacional.

Um grupo de pesquisadoras da Unicamp e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ – Valença) consultou cerca de 4.500 consumidores para entender como julgam os sucos e refrescos de laranja, qual o grau de conhecimento que têm sobre os produtos e o quanto suas percepções se alteram depois de entenderem os diferentes processos de industrialização de cada um.

O resultado sugere que a expressão ‘suco industrializado’ representa uma conotação negativa para grande parte dos participantes, mas ela se altera depois que recebem informação sobre o que contém e como é fabricado cada suco.

“De modo geral, percebemos que, quando demos informações sobre os produtos que estavam consumindo, houve aumento das notas gerais dadas pelos participantes aos diversos tipos de sucos industrializados, com exceção do “suco em pó””, conta a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação da Unicamp (Nepa), Alline Tribst, uma das coordenadoras do trabalho.

O estudo, que começou em agosto de 2017 e acabou de ser concluído, focou o suco natural e mais cinco tipos de sucos industrializados: suco integral esterilizado (UHT); suco integral pasteurizado e refrigerado; suco concentrado congelado; refresco concentrado vendido em temperatura ambiente e preparado sólido para refresco, popularmente conhecido como “suco em pó” .

Veja o que contém cada categoria de suco de laranja abordada pela pesquisa:

  • Suco natural, pode ser feito em casa ou comprado fresco, sem adição de açúcar, tem altos teores de vitamina C e deve ser consumido na hora em que é preparado, tendo baixo tempo de validade.
  • Suco integral esterilizado (UHT), conhecido popularmente como ‘suco de caixinha’, é fonte de vitamina C, contém apenas suco natural de laranja e não tem açúcar. É natural, não contém aditivos, é durável (enquanto estiver lacrado) e seguro. Ele passa por um processo de aquecimento rápido em alta temperatura, para matar os micro-organismos, e, por isso, pode ser mantido sem refrigeração nas prateleiras. Neste mesmo formato, são comercializados outras versões de produtos, como néctares e refrescos, que são adicionados de água e normalmente de açúcar. Assim, para diferenciar os produtos os consumidores devem observar a porcentagem de suco descrita no rótulo.
  • Suco integral pasteurizado e refrigerado, que precisa ser mantido nas geladeiras dos postos de venda porque o processamento a que foi submetido usa temperaturas mais brandas e não mata os micro-organismos que deterioram os alimentos. Ele contém apenas suco natural de laranja, não tem açúcar, é natural e fonte de vitamina C. Além disso, não possui aditivos, mas é seguro se mantido em refrigeração antes de ser aberto e consumido conforme prazos estabelecidos no rótulo.
  • Suco concentrado congelado, que é conservado em freezer nos pontos de venda, é fonte de vitamina C, contém apenas suco natural de laranja, é natural, não contém aditivos nem adição de açúcar e deve ser sempre mantido congelado antes do uso, conforme recomendações estabelecidas no rótulo. Neste mesmo formato e em idêntica condição de estocagem também são vendidos refrescos, que podem conter a adição de água, açúcar e outros aditivos. Para diferenciar os produtos, é necessário avaliar a lista de ingredientes no rótulo.
  • Refresco concentrado, vendido em temperatura ambiente, é aquele em forma líquida que fica em prateleiras normais e é misturado em água na sua preparação. Ele contém aditivos, tem menos de 30% de suco de laranja na sua composição, não tem adição de açúcares, e é durável em temperatura ambiente, desde que a embalagem esteja lacrada e mantida em local arejado. Preparado sólido para refresco, é conhecido como suco em pó, tem entre 1-2% de suco de laranja, não é natural, é um produto de baixo valor nutricional, contém açúcar/adoçantes, corantes e outros aditivos.

O Foodnews destaca os benefícios do suco de laranja para a saúde!

Há fortes evidências dos benefícios do suco de laranja à saúde. Além de ser fonte de vitamina C e fibra alimentar, pesquisas estão sendo conduzidas para atestar o papel das flavanonas, um dos compostos bioativos presentes no suco, como principais responsáveis por estes efeitos. Clique aqui!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Percepção dos consumidores sobre o suco de laranja industrializado was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!