tabelamento do frete

Impacto do tabelamento do frete no preço dos alimentos!

O tabelamento do frete tem impacto nos custos dos alimentos no País!

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) alerta a comunidade internacional sobre os desdobramentos do tabelamento do frete na alta dos preços dos alimentos no Brasil.

O estudo “Why have food products caused the June 2018 Consumer Price Index increase to be the largest since 1995?” foi encaminhado às instituições internacionais envolvidas e/ou interessadas nos temas de produção agropecuária, segurança alimentar, agricultura familiar, dentre outros.

O estudo relacionado aos impactos do tabelamento do frete, disponível no site do IPEA, foi encaminhado também para instituições internacionais que financiam, no Brasil, projetos relacionados ao desenvolvimento da atividade agropecuária brasileira, à geração de renda no campo e ao empreendedorismo no meio rural.

O estudo mostra o salto de 2,86% para 4,39% na inflação brasileira (IPCA-12 meses) derivado da greve dos caminhoneiros e do tabelamento de preços dos fretes.

O IPEA alerta a comunidade internacional que o tabelamento do frete tem aumentado os custos da atividade agropecuária no Brasil o que tem trazido consequências perversas para a sociedade e especialmente para a população mais pobre que dispende a maior parte de sua renda com a aquisição de alimentos.

O estudo dos impactos do tabelamento do frete do IPEA está disponível aqui. Clique aqui para acessá-lo na íntegra!

Vale lembrar que a ANR destacou os impactos da greve dos caminhoneiros no setor de alimentação fora do lar! Clique aqui e saiba mais!

O Foodnews também destacou os impactos da greve dos caminhoneiros no setor no hortifrútis. Com a paralisação dos caminhoneiros, o prejuízo no setor de frutas e hortaliças chega a R$773 milhões. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado da CNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Impacto do tabelamento do frete no preço dos alimentos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!