tendência de preço dos queijos

Custo na cozinha: tendência de preço dos queijos

O Foodnews, custo na cozinha, segue apresentando o comportamento de preços dos principais insumos utilizados em bares e restaurantes. A vez é da tendência de preço dos queijos.

O objetivo aqui é apresentar a tendência de preço dos queijos e avaliar se este custo variou acima da inflação e contribuiu negativamente para o resultado da operação em bares e restaurantes. Confira!

Vamos analisar a tendência do preço dos queijos nos últimos anos!

A Figura abaixo apresenta o comportamento de preço dos queijos mussarela, parmesão e frescal desde 2010.

 

Fonte: Dados do IEA (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados do IEA (adaptado por Foodnews)

 

De acordo com os dados, a tendência de preço dos queijos, representado pela mussarela, parmesão e frescal é de alta.

O interessante é analisar que em 2016 os preços atingiram um pico de alta, levando os queijos a atingir uma alta superior a 45,0%, no caso da mussarela. No acumulado desde 2010 a alta deste queijo chegou a atingir 160% em jul-16.

Contudo, a partir do segundo semestre do ano a tendência de preço dos queijos assumiu trajetória de baixa, amenizando um pouco a forte alta apurada no início de 2016.

Todos os queijos avaliados pelo Foodnews aumentaram acima da inflação medida pelo IGP-M, que apresentou alta acumulada no período em torno de 62,7%. A mussarela, o minas frescal e o parmesão variaram 107%, 120% e 72%, respectivamente, desde 2010.

A questão aqui é mostrar a variação média de alguns insumos utilizados na alimentação fora do lar, indicando uma estimativa de inflação de custo de bares e restaurantes. O objetivo é informar uma tendência de preços, sabendo que cada estabelecimento tem seus indicadores de custo!

O importante é termos a cultura de desenvolver e avaliar as informações de seu negócio. Conhecer os dados, preços, consumo etc é uma forma inteligente de desenvolver recursos de otimizar resultado na área de compras.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Custo na cozinha: tendência de preço dos queijos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!