tomate cereja

Produzir tomate cereja e batata inglesa em uma única planta? É possível?

Sim, é possível. Uma empresa inglesa desenvolveu uma planta capaz de produzir tomate cereja e batata inglesa simultaneamente.

A agricultura urbana vem sendo crescentemente utilizada por pessoas que vivem nos grandes centros urbanos e buscam uma alimentação mais saudável e livre do uso de agrotóxicos.

Desta forma, a otimização desses espaços produtivos urbanos se torna indispensável. Assim, uma planta que torne esses lugares mais produtivos, ocupando até mesmo menos espaço, é uma alternativa muito válida.

Aliás, o assunto de hortas urbanas tem sido discutido no Foodnews. Clique aqui e veja um de nossos artigos que fala do assunto.

Mas, voltando ao assunto do tomate cereja e batata inglesa na mesma planta, a empresa inglesa Thompson & Morgan desenvolveu uma planta conhecida como Tomato Ketchup ’n’ FriesTM, que produz tomate cereja em sua parte aérea e batata inglesa na parte radicular por meio de método de enxertia, tornando possível a produção de dois alimentos em uma única planta reduzindo o espaço ocupado para a produção.

A enxertia é comumente utilizada na horticultura e na fruticultura, para controle de doenças e a redução do ataque de pragas. Para o uso da enxertia deve-se considerar que algumas espécies apresentam características morfofisiológicas que as possibilitam.

As famílias que são comumente enxertadas são as Cucurbitaceas (pepino, abobora, melão e melancia) e a Solanaceas (tomate, pimentão, berinjela e batata).

No Brasil, foi realizado um projeto financiado pelo CNPq sobre a orientação do professor Dr. Davi Gabriel Lopes, desenvolvido na Faculdade Cantareira em São Paulo pela estudante de Agronomia (à época) Mônica Oliveira de Vasconcelos, com o objetivo de avaliar a produção e sanidade das plantas de tomate enxertadas em plantas de batata.

No projeto, que teve início em setembro de 2016, foram utilizadas mudas de batata da variedade Atlantic e mudas de tomate cereja, ambas produzidas na Horta da Faculdade Cantareira.

Foram feitas tentativas e a muda que se desenvolveu, apesar de algumas infecções virais, foi capaz de produzir tanto tomate como batata na mesma planta, porém com uma produtividade inferior a das culturas separadamente.

Ainda assim, em hortas urbanas o cultivo das duas culturas enxertadas pode ser uma solução agronômica para uma mudança de hábito.

Adaptado do Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produzir tomate cereja e batata inglesa em uma única planta? É possível? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!