tomate gourmet

Cresce demanda por tomate gourmet no País!

O Foodnews destaca o crescimento da demanda por tomate gourmet no País.

Com a maior demanda por tomate gourmet, aumenta também o lançamento de cultivares direcionados a um nicho de mercado específico.

Como exemplo, temos o híbrido de tomate desenvolvido pela Embrapa, o cultivar BRS Zamir, que apresenta elevados teores do carotenoide licopeno, antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Inclusive o Foodnews já havia destacado os tomates BRS Nagai e BRS Zamir fazem parte de uma nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno, desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças (clique aqui).

A cultivar BRS Zamir, do tipo cereja, atende ainda ao segmento de cozinha gourmet pelos equilibrados teores de açúcares e ácidos.

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o híbrido é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva todas as principais características típicas do segmento grape (textura, sabor e cor).

“A demanda por tomates especiais, do tipo gourmet, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, coloca esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico”, avalia o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.

Com relação aos nutrientes, o BRS Zamir também apresenta vantagens, como os elevados teores do carotenoide licopeno, em torno de 114 mg/kg de peso, o que confere ao tomate maior quantidade do antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

De acordo com o pesquisador, do ponto de vista do consumidor, esse é um aspecto importante, mas não o único. Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento grape.

Adaptado de SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Cresce demanda por tomate gourmet no País! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!