abóbora moranga

Abóbora moranga é destaque na Ceagesp

O Foodnews destaca dados nutricionais e curiosidades da abóbora moranga, produto muito apreciado na nossa culinária.

A abóbora moranga é o destaque na Ceagesp.

A abóbora moranga é o produto de destaque na Ceagesp. A abóbora tem origem no continente americano e faz parte da cultura de muitos povos, entre incas, maias e astecas. O alimento possui variações, como a moranga conhecida no Sul do Brasil e o jerimum, nome popular no Nordeste brasileiro.

De cores laranja e amarelo intenso, a abóbora moranga tem formato arredondado, é muito utilizada em caldos, sopas, cremes e refogados, entre outros pratos.

Esse produto é fonte de vitaminas do complexo B que fornecem carboidrato e o transformam em energia. As vitaminas presentes na moranga também atuam no sistema nervoso e previnem doenças neurológicas.

A polpa da abóbora moranga ainda é rica em vitamina A, que beneficia a pele e olhos, fósforo e cálcio, que garantem a saúde óssea.

Fibras alimentares também estão presentes no alimento. Elas são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, ajudam a absorver gordura e a controlar o índice glicêmico.

O consumo da abóbora moranga ainda é indicado para mulheres na TPM pois ela ajuda a reduzir o inchaço já que tem efeito laxativo e diurético e o cálcio melhora os sintomas físicos do período, de acordo com pesquisa Centro Hospitalar Lukes-Roosevelt, nos Estados Unidos.

Na última segunda-feira, 17 de abril, o quilo desse produto estava cotado a R$ 1,28 no comércio atacadista do Entreposto Terminal São Paulo.

No ano passado deram entrada na Companhia 7.035 toneladas dessa abóbora moranga.

Os principais municípios fornecedores do alimento foram: Corinto (MG), Matias Cardoso (MG), Rinópolis (SP), Paracatu (MG), Ponte Alta (SC), Otacílio Costa (SC) e Guapirama (PR).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Abóbora moranga é destaque na Ceagesp was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!