abobrinha italiana

Saiba mais dos valores nutricionais e benefícios da abobrinha italiana!

Conheça os valores nutricionais e benefícios da abobrinha italiana!

Originária das Américas – mais precisamente do Peru e sul dos Estados Unidos -, a abobrinha pode ser encontrada nas cores, verde, verde-amarela e amarela, sendo que o seu formato é que vai definir seu nome: a italiana lembra muito o pepino caipira, grosso e sem curvas, enquanto que a abobrinha brasileira tem uma forma abaulada no final, lembrando as curvas de uma mulher brasileira – daí vem a sua diferenciação na nomenclatura!

Apesar de a conhecermos como um legume, na verdade as abobrinhas são primas da melancia, do melão e do pepino. Colhidas normalmente quando atingem cerca de 15 cm, elas podem atingir até incríveis três metros, e independentemente de sua cor ou formato, suas propriedades são muito semelhantes, sendo muito indicadas para quem está fazendo dieta ou quer prevenir o surgimento de uma série de doenças, como diabetes e câncer de próstata.

Cada 100 gramas de abobrinha italiana trazem apenas 20 calorias, e suas fibras tanto ajudam a dar a sensação de saciedade, como colaboram para o funcionamento do trato intestinal. Além disso, a abobrinha italiana é um alimento rico em é uma fonte rica em vitamina C, vitaminas do complexo B (muito importantes para os sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e livram ao organismo de radicais livres.

E as propriedades e benefícios da abobrinha italiana à saúde não param por aí não!

  • É indicada para combater alguns tipos de câncer, como o de próstata, devido à suas propriedades anti-inflamatórias,
  • Ajuda na hidratação do organismo, pois como o seu primo chuchu, contém muita água (cerca de 95% da abobrinha é água!),
  • Fortalece os ossos e os dentes devido à presença de cálcio, que também contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso,
  • Contribui na diminuição de açúcar no sangue, devido à presença de ácido fólico, vitaminas B6, B1, B2, B3, colina, sais minerais como zinco e magnésio, bem como os ácidos graxos omega-3,
  • Previne derrames por conter contém níveis moderados do ácido fólico, que ajuda a quebrar aminoácidos como a homocisteína, que causam ataques cardíacos e derrames. O magnésio presente ainda ajuda a manter a pressão arterial a uma taxa normal e o batimento cardíaco a um ritmo constante.

Na hora de comprar, dê preferência para as abobrinhas mais firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que apresentem rachaduras ou tragam marcas de picadas de insetos. Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Se houver pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, basta remover a parte ferida com faca e utilizar o restante. Para cozinhar também não preciso colocar água, pois ela é bastante aquosa e vai liberando líquidos ao longo do cozimento.

Com boa oferta o ano todo, em 2017 deram entrada cerca de 37.429 toneladas de abobrinha italiana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), vindos principalmente das cidades de Piedade (SP), Santa Rita de Caldas (MG), Caldas (MG), Ibiúna (SP), Ribeirão Branco (SP) e Porto Feliz (SP).

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Adaptado da Ceagesp

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