alface

A alface está em destaque. Saiba mais da hortaliça e seus benefícios

Sozinha ou acompanhada, a alface continua sendo um dos itens indispensáveis no prato de salada dos brasileiros.

O preço acessível e a boa variedade, fazem desta hortaliça a dica especial de compra, especialmente nas épocas mais quentes do ano.

E a boa pedida é a alface crespa, americana e a lisa.

A primeira, rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino e, embora seja semelhante à lisa, com folhas soltas, a crespa se diferencia por possuir pequenas ondas no topo das folhas.

A alface americana possui a cabeça compacta e arredondada e é muito usada em lanches pois se adapta ao calor de outros alimentos sem perder o sabor e a crocância. E a alface lisa, tem as folhas soltas, macias e delicadas, além de um sabor suave, porém, é recomendado comprar somente o necessário para evitar o desperdício.

Embora diferentes em suas características, todas possuem a mesma constituição nutricional: carboidratos, proteína vegetal, fibra, vitaminas A, B9 e C, minerais, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, iodo, sódio e 95% de água.

Dentre os benefícios para a saúde, a alface auxilia na redução de peso, ajuda na digestão, fortalece os ossos, ajudam na beleza da pele e por ser baixa no índice glicêmico, ajuda os diabéticos no controle do nível da glicose.

Versátil, barata e saborosa, a hortaliça pode ser consumida crua, grelhada, frita, cozida ou no vapor e é usada no preparo de diversos alimentos, como sopas, sanduíches, suflês, além de ser acompanhamento de carnes e peixes. E engana-se que a hortaliça é somente usada em pratos salgados.

Bolo de alface com maçã, geleia de alface e doce de alface com nozes são apenas algumas das muitas opções de sobremesa com a hortaliça.

No ano de 2016 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 48.620 toneladas da hortaliça, provenientes dos municípios paulistas de Piedade, Ibiúna, Mogi das Cruzes, Cotia, Embu Guaçu, Atibaia e Santa Isabel.

Veja também que as alfaces hidropônicas são uma alternativa à produção convencional nas lavouras. E parece que a hidroponia tem sido uma opção cada vez mais utilizada, especialmente no Sudeste do país (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

A alface está em destaque. Saiba mais da hortaliça e seus benefícios was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!