alimentação dos bebês

Frutas, legumes e verduras na alimentação dos bebês

A ingestão dos primeiros alimentos é muito importante para o bebê ao completar os seis primeiros meses de vida.

E os especialistas indicam a inclusão de FLV – Frutas, Legumes e Verduras na alimentação dos bebês.

De acordo com o Ministério da Saúde e a OMS – Organização Mundial de Saúde, nessa idade pode ser feita a introdução de alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, de forma lenta e gradual, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

“Com seis meses é indicado que a criança receba frutas nos intervalos de mamadas da manhã e da tarde. E que tenha sua primeira refeição principal, que pode ser o almoço ou jantar. Recomenda-se que a segunda refeição principal seja oferecida a partir dos sete meses”, explica a nutricionista Vivian Zollar.

Mas não são todos os alimentos que podem ser consumidos, logo no início.  Até completar um ano de vida, o leite é insubstituível. “Nos demais horários a criança deve receber leite materno em livre demanda ou fórmula infantil conforme orientação do profissional nutricionista ou pediatra responsável pelo acompanhamento da criança”, esclarece Vivian Zollar.

Na hora do preparo, importante é que em vez de bater no liquidificador, sempre procurar amassar o legume com um garfo, pois assim seu bebê exercitará a mastigação. Se ficar pedações muitos grossos, passe por uma peneira.

Ao iniciar a alimentação dos bebês com produtos sólidos, evite oferecer alimentos como frituras, enlatados, refrigerantes, balas ou salgadinhos – pois eles possuem grandes quantidades de gorduras e açúcares, e quase nenhuma nutrição.

E se você acha difícil seu filho escolher, por vontade própria, consumir frutas e hortaliças, repense no assunto!

Atualmente, existem no mercado produtos saudáveis com o mesmo método de marketing utilizado pelas redes de fast food e grandes empresas de alimentos e bebidas “não saudáveis” – personagens de desenhos infantis no rótulo. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Frutas, legumes e verduras na alimentação dos bebês was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!