alimentação

Como está a alimentação do seu filho?

Você sabia que aquele lanchinho, entre as principais refeições do dia, é uma prática de 98,2% das crianças brasileiras?

Outra boa notícia é que, segundo pesquisa, as frutas estiveram presentes em 98,8% das composições de lanches dos entrevistados – o que sinaliza melhoria da educação nutricional no País, embora biscoitos e iogurtes também estejam inclusos neste grupo.

Os resultados fazem parte de um estudo do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi (Hospital Infantil Sabará) e do curso de Nutrição da Universidade São Judas Tadeu, com o apoio da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), realizado em 2016.

Na ocasião, foram analisados os hábitos alimentares de 1.391 crianças em idade pré-escolar (4 e 6 anos), de todas as regiões do Brasil, a partir das respostas de seus pais.

Para ser considerado saudável, o lanche intermediário deve ser composto por uma fruta, um tipo de carboidrato e um alimento fonte de proteína (quase sempre láctea). Para as bebidas, água e sucos não adoçados são os mais recomendados. As orientações estão no Manual do Lanche Saudável da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Em relação à frequência, crianças na faixa-etária analisada devem realizar, entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), três lanches intermediários, mas em horários regulares e com intervalos de duas a três horas – período suficiente para que sintam fome em sua próxima refeição.

A adoção de uma alimentação balanceada ainda na infância, portanto, depende exclusivamente dos pais, responsáveis por definir tais rotinas alimentares.

Isso porque, conforme o estudo, o ambiente em que as crianças estão inseridas interfere (e muito) em suas escolhas de alimentação. Que tal, então, incentivar seu filho a comer melhor? As frutas e hortaliças são ótimas aliadas neste quesito!

Saiba também que uma rede de supermercados de Ohio, nos Estados Unidos, criou uma estratégia para estimular o consumo de frutas pelas crianças.

Intitulado Fresh Fruit 4 Kids (frutas frescas para as crianças), o programa consiste em distribuir frutas, gratuitamente, para os filhos dos clientes – que estão acompanhando os pais durante as compras. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como está a alimentação do seu filho? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!