alimentos orgânicos

Alto custo de produção dos alimentos orgânicos desestimula cultivo

Pesquisa revela que o alto custo de produção dos alimentos orgânicos tem desestimulado o cultivo mundo afora!

Diferentes estudos determinaram que o principal motivo pelo qual muitos agricultores decidiram não cultivar culturas orgânicas é devido a alto custo de produzir tais alimentos.

O fato é que além de mais caro, produzir os alimentos orgânicos enfrenta algumas dificuldades relacionadas a menor produtividade no campo, o que implica em uma baixa relação de custo por produção.

E isso tem comprometido a viabilidade econômica da produção de alimentos orgânicas em muitos casos!

Vale destacar que os custos operacionais dos produtos orgânicos são mais elevados comparados a produção de alimentos tradicional, com uso de insumos industrializados. Mas, além dos insumos mais caros, o tempo que a cultura leva para estar pronta para o consumo também é maior.

Em resumo, a agricultura orgânica é mais cara do que a agricultura tradicional, seja pelo custo dos insumos, como pelo maior tempo entre a semeadura e a colheita e a menor produtividade por área.

Os agricultores tradicionais podem usar fertilizantes e pesticidas, entre outros produtos químicos, que acabam sendo mais baratos comparado ao uso de insumos naturais. Claro isso depende de cada sistema de produção em particular e dos insumos utilizados. Mas foi o que a pesquisa, em geral reporta.

Um fator importante e que deve ser lembrado é que o processo de crescimento de frutas e vegetais pode ser acelerado na agricultura tradicional. Algo que a agricultura orgânica é possível, como um dos seus princípios é respeitar o ritmo natural das culturas.

No final das contas, a agricultura tradicional pode colher o mesmo produto várias vezes ao ano, enquanto a agricultura orgânica não pode.

Todo essas questões tem resultado em algo claro. Os produtores que optaram pela agricultura orgânica estão em dificuldades financeiras. 

Segundo os produtores, a produção orgânica deve ser fortalecida no curto e médio prazo, de modo a se tornar sustentável e rentável.

E você sabe se existem diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais? Clique aqui e descubra!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Alto custo de produção dos alimentos orgânicos desestimula cultivo was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!