alimentos orgânicos

Existem diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais?

Pelo menos em termos nutricionais, os alimentos orgânicos não são superiores aos alimentos convencionais.

Aliás, os orgânicos também não são mais seguros quanto à contaminação bacteriana em relação aos alimentos convencionais, como revelam pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Os cientistas enfatizaram que não encontraram evidências significativas que apontassem para benefícios nutricionais ligados ao consumo de alimentos orgânicos.

Mas vale lembrar que ao comer legumes orgânicos e frutas significa que o consumidor tem aproximadamente 30% menos exposição aos resíduos de pesticidas, enquanto os alimentos convencionais estão bem acima dos limites estabelecidos pelas autoridades reguladoras.

A pesquisadora Crystal Smith-Spangler e sua equipe revisaram 17 estudos em humanos e 223 outros estudos de nutrientes e níveis de contaminantes em alimentos frescos, incluindo carne suína, bovina, de aves, ovos, leite, grãos, legumes e frutas.

O objetivo do estudo era comparar as características de segurança, nutrição e saúde de alimentos convencionais e orgânicos.

Smith-Spangler revelou a surpresa dela e de sua equipe ao constatarem que os alimentos orgânicos e convencionais eram semelhantes, pois acreditávamos que os alimentos orgânicos eram mais nutritivos.

Houve, porém, algumas fracas evidências que mostram que os alimentos orgânicos têm níveis muito mais altos de fenóis, antioxidantes, do que nos alimentos convencionais.

Havia também algumas evidências de que os níveis de ácidos graxos omega-3 no leite orgânico são maiores. No entanto, como a deficiência nesses compostos é bastante rara, os pesquisadores acreditam que esses achados têm “pouco significado clínico”.

Os cientistas descobriram que os alimentos orgânicos apresentavam maiores níveis de nitrogênio do que outros alimentos. Eles acreditam que isso é provável devido a diferentes usos de fertilizantes. Outro fator pode ser que os alimentos orgânicos são colhidos em diferentes estágios de amadurecimento. Eles acrescentaram que um maior teor de nitrogênio “é improvável que ofereça benefícios para a saúde”.

Em 1997, as vendas de alimentos orgânicos valiam US$3,6 bilhões nos EUA, aumentando para mais de US$26 bilhões em 2010.

Você sabia que os smoothies frescos têm os mesmos nutrientes que as suas matérias-primas?

Os smoothies são uma maneira gostosa e conveniente de consumir combinações de frutas e vegetais, além de aproveitar de seus potenciais benefícios para a saúde. Clique aqui!

Adaptado de Food Daily

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Existem diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!