alimentos que não podem ser consumidos crus

Sabia que existem alimentos que não podem ser consumidos crus?

O Foodnews destaca sobre alimentos que não podem ser consumidos crus ou parcialmente cozidos.

Diante disso, todo cuidado é pouco com dietas milagrosas que apregoam a ingestão de alimentos crus ou cozimento parcial.

Alguns alimentos, como o feijão, contêm compostos tóxicos ou antinutricionais. Em geral, são substâncias produzidas pelo metabolismo das plantas como parte de mecanismos de defesa contra predadores ou para combater o estresse causado por fatores ambientais, por exemplo.

“Há ainda plantas que produzem esses compostos por toda a sua vida, e não apenas quando estão sob estresse”, explica João Roberto Oliveira do Nascimento, pesquisador do FoRC e professor da USP.

No caso do feijão, por exemplo, o cozimento é necessário para inativar as proteínas que inibem ou bloqueiam as enzimas do sistema digestivo e acabam prejudicando o processo digestivo. As lectinas, também presentes no feijão, podem causar alterações nas células da superfície do intestino e prejudicar sua permeabilidade, abrindo passagem para que parte do conteúdo do órgão chegue à corrente sanguínea. Também prejudica a absorção de nutrientes.

“Sabemos que não é adequado consumir feijão cru, mas há quem goste de consumir o feijão menos cozido, e isso não é recomendado”, alerta. Há também quem siga dietas arriscadas para emagrecimento, consumindo farinha de feijão branco cru misturada à refeição. Essa variedade é rica em um inibidor de α-amilase, enzima responsável por quebrar o amido no processo de digestão. Com menos amido disponível, a absorção de carboidrato fica reduzida e isso pode levar à perda de peso.

Porém, o problema é que na farinha também há os inibidores de proteases e as lectinas, que irão causar efeitos nocivos. A exposição constante a esses inibidores de proteases pode desencadear, ainda, reflexo no pâncreas, o qual produz as enzimas inibidas pelos componentes presentes na farinha. “Esse estímulo persistente pode fazer com que o pâncreas aumente de tamanho e, eventualmente, dar origem até a um câncer, se for uma exposição frequente e prolongada. Os efeitos aparecem num prazo mais longo.”

E além de alimentos que não podem ser consumidos crus, clique aqui e saiba o que pode e o que não pode ser consumido quando os alimentos estão mofados.

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Sabia que existem alimentos que não podem ser consumidos crus? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!