ameixa rubimel

Confira os benefícios da ameixa rubimel

Conheça os benefícios da ameixa rubimel à saúde.

A ameixa rubimel ou ameixa japonesa leva tais nomes por sua origem asiática e pelo sabor, mais doce que ácido, que a tornam muito consumida, em especial na América do Norte.

Aliás, a Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile.

As ameixas apresentam uma variedade enorme em todo o mundo, sendo da mesma família da amêndoa amarela, nêspera, pêssego, pera, maçã, damasco, morango e framboesa. A ameixa rubimel é carnosa e suculenta, tem o tamanho de uma maçã pequena, com casca vermelha, caroço quase liso, e vai ficando cada vez mais doce conforme vai amadurecendo.

A ameixa rubimel é encontrada principalmente entre os meses de novembro a fevereiro, sendo uma das frutas favoritas para compor a mesa de sobremesas nas festas de final de ano, pela sua cor viva e sabor refrescante.

No verão, ela é especialmente apreciada por quem faz regime de restrição calórica, pois 100 gramas de ameixa fresca fornecem apenas 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio, é indicada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.

Mas suas propriedades não param por aí. Quando madura, esta fruta é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural contra agentes infecciosos, inflamações e que ajuda o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e ao enfraquecimento do sistema imunológico do corpo. Seu consumo também ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos).

Possui ainda betacaroteno e vitamina A, sendo esta última essencial para a visão, para prevenir diversos tipos de câncer, para proteger o pulmão e a combater a cavidade oral. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Traz também boas quantidades de cálcio, beta-caroteno e ferro. Ameixas também possuem um alto grau de magnésio, sódio e potássio, que ajudam na manutenção da saúde óssea.

Comer ameixas em geral ajuda ainda a melhorar as funções de aprendizagem e a memória, e na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson. É útil também no combate ao diabetes tipo 2, pois seus fitonutrientes auxiliam no controle dos picos de glicose no sangue.

Confira os horários de funcionamento da Cegesp neste final de 2017! Clique aqui!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Confira os benefícios da ameixa rubimel was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!