ANR

ANR promove debate sobre crise econômica. Confira!

Em evento na ANR, o economista Raul Velloso deu uma boa notícia: depois de passar pela pior crise da história, já há indícios de que a recessão chegou ao fim.

“Estamos saindo do fundo do poço”, afirmou ao apresentar dados de que a economia já começa a ter um princípio de recuperação.

Com o tema “Conjuntura Econômica e os Cenários Prováveis para o Brasil em 2017/2018”, o encontro, que teve o apoio da Oracle Hospitality, foi realizado no auditório do Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo.

No mesmo dia da palestra, o IBGE confirmou tecnicamente o que se sabia: o Brasil jamais viveu momento econômico como o atual, com 11 trimestres seguidos de contração no PIB. 2016 fechou com retração de 3,6% – apenas de outubro a dezembro o encolhimento chegou à 0,9%.

Clique aqui para acessar artigo sobre o PIB!

No ano passado, o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do BC, foi o convidado da ANR para a palestra sobre a conjuntura econômica. Pastore fez uma previsão bem próxima à realidade (queda de 4,2% ante os 3,6% do IBGE) e estimativa de alta de 0,5% em 2017. Suas projeções foram feitas ainda na época da equipe econômica do governo anterior.

Velloso também acredita numa expansão de 0,5% neste ano, com maior aquecimento no segundo semestre, apontando para um aumento entre 2,5% e 3% em 2018. Na opinião do economista, esse índice sinaliza uma estabilidade média de crescimento em torno de 2% no médio prazo.

“A economia finalmente está voltando à normalidade e já começa seu caminho para cima”, afirma Velloso.

Para o setor de alimentação fora do lar, a tendência de melhora também se confirma. “O segmento foi um dos últimos a sentir os efeitos da crise, mas agora terá um respiro também com a menor inflação em 17 anos para serviços”, disse o especialista.

O especialista abordou ainda questões, como a reforma previdenciária e a PEC do teto. “O Brasil passa por uma transformação que eu nunca achei que iria ocorrer. Isso veio para ficar e, pode não parecer, mas vai ajudar nos negócios em médio e longo prazo”, afirmou, também se referindo às investigações da Operação Lava-Jato.

Velloso, que já atuou como secretário Nacional Adjunto e secretário para Assuntos Econômicos, no Ministério do Planejamento, é Ph.D em economia pela Universidade Yale, nos Estados Unidos. Especialista em contas públicas, foi membro do Conselho de Administração do BNDES, EMBRAER e IBGE.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

ANR promove debate sobre crise econômica. Confira! was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.