arroz para risoto

Pérola é o novo cultivar de arroz para risoto

Pérola é o cultivar de arroz para risoto desenvolvido pela Epagri, de Santa Catarina.

A cultivar é a primeira em Santa Catarina e uma das únicas do Brasil desenvolvidas especialmente para confecção de risotos. É o cultivar Pérola, arroz para risoto desenvolvido no País!

Gerente da Epagri, Jorge Malburg destaca esse senso de oportunidade, salientando a importância da visão estratégica dos pesquisadores que, há dez anos, começaram a desenvolver a cultivar para risoto, tendo em vista o crescimento do mercado nacional para arrozes do tipo especial.

Ele lembra também que, atualmente, só estão disponíveis aos consumidores arroz para risoto de origem importada.

O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, comenta a importância da pesquisa para que esteja sempre atenta à demanda de agricultores e consumidores, para dar as respostas que a sociedade procura. Ele elogiou também a persistência e dedicação dos pesquisadores, que se empenharam nesse trabalho durante uma década.

O diretor de pesquisa da Epagri, Luiz Palladini, ressaltou que o grupo de pesquisadores de arroz da Epagri é um dos mais competitivos do país. Quanto ao Pérola, afirma que a cultivar atende a um nicho de mercado, até então desconsiderado pelos institutos desenvolvedores de cultivares no Brasil. “É uma pesquisa que se destaca a nível nacional”, declara Palladini.

O discurso dos representantes da Epagri foi endossado pelos agricultores que, após conhecerem o novo produto, se mostraram empolgados com a possibilidade de produzir um arroz para risoto, de maior valor agregado.

Edésio Bertoldi, rizicultor de Itajaí, e Maurício José Valcanaia, que produz arroz em Guaramirim, foram unânimes ao afirmarem que cultivar esse arroz especial pode ser uma boa alternativa para os baixos preços pagos pelo arroz convencional, uma vez que não será preciso fazer nenhuma adaptação para migrar do cultivo de um tipo de arroz para o outro.

O novo produto oferece um bom valor agregado ao rizicultor, uma vez que chega a ser vendido ao consumidor final por valores até 10 vezes maiores que os praticados no arroz convencional.

O Foodnews destaca as diferenças entre o arroz parboilizado e o polido. Afinal você sabe o que é cada tipo de arroz? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Epagri e SNA

Siga o Foodnews, o cana de notícias da gastronomia!

Pérola é o novo cultivar de arroz para risoto was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!