bactérias nos alimentos

Ferramenta de baixo custo detecta bactérias nos alimentos

Os cientistas desenvolveram uma ferramenta de baixo custo para detectar bactérias nos alimentos!

Químico e especialista em métodos de detecção de contaminação alimentar Lili He, juntamente com seus colegas da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um método novo, rápido e de baixo custo para detectar bactérias nos alimentos e na água.

A maioria das pessoas ao redor do mundo cozinham seus vegetais antes de comer, mas aqui nos Estados Unidos cada vez mais pessoas gostam de comer esses alimentos cru.

E isso incentivou Lili He e sua equipe a desenvolver uma ferramenta que possibilite um teste rápido e prático para detecção de bactérias nos alimentos.

Vale destacar que a contaminação microbiana é um tema de pesquisa importante neste momento no país. Tem sido um problema há muito tempo, mas atualmente a presença de bactérias nos alimentos é uma das principais preocupações de segurança nos Estados Unidos.

A equipe de Lili He projetou um chip de detecção de bactérias nos alimentos sensível e confiável que pode testar se o espinafre fresco ou o suco de maçã, por exemplo.

O chip, usado com um microscópio de luz para detecção óptica, depende de uma “molécula de captura”, ácido 3-mercaptofenilborónico (3-MBPA) que atrai e se liga a qualquer bactéria. O método de detecção química está em fase de patenteamento.

O método de detecção óptica foi adaptado para uso doméstico possível com um adaptador de microscópio em smartphones que está amplamente disponível on-line por cerca de US$30.

Vamos aguardar os próximos passos e esperar que a novidade esteja disponível em breve também por aqui.

E a questão da contaminação dos alimentos foi assunto de destaque no asno passado a partir dos efeitos negativos da Operação Carne Fraca no País (clique aqui). E quando o assunto é contaminação, é difícil não lembrarmos da Salmonella em carne de aves, ou melhor, dos riscos relacionados à presença de Salmonella em carne de aves. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ferramenta de baixo custo detecta bactérias nos alimentos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!