badebec

Badebec recebe selo de Cozinha Saudável Responsável

Badebec recebe certificado de Cozinha Saudável Responsável!

A unidade do Hotel Clarion, em São Paulo, do Badebec, associado ANR, vai receber no dia 27 de fevereiro o certificado CSR – Cozinha Saudável Responsável.

O selo tem como objetivo mostrar aos consumidores, colaboradores e mercado que o estabelecimento tem compromisso com a saúde e responsabilidade socioambiental.

O CRS é composto por 27 critérios que precisam ser implantados, como qualidade do ambiente de trabalho, saúde dos colaboradores, redução do desperdício de alimentos etc.

“São pequenas ações de baixo impacto e custo que, somadas, trazem grandes benefícios. Além de motivar a equipe, conseguimos reduzir os prejuízos ao meio ambiente”, afirma Raphael Bottura, sócio do Badebec.

O CSR é uma iniciativa brasileira. Tem dois estabelecimentos certificados em Florianópolis, Lucila Bistrô e Ponto do Pão, segundo Ana Rita Cohen, sua criadora. Ana Rita é formada em Arte e Educação e consultora em gestão de gastronomia, culinária saudável e desenvolvimento sustentável.

Ela começou a sistematizar a metodologia que deu base à certificação em 2008. O processo durou até 2012. Com a colaboração da empresa francesa de inspeção e certificação Ecocert, o sistema de avaliação foi transformado em certificação a partir de 2014.

Hoje, segundo ela, é o único selo de qualidade brasileiro que une cozinha de alimentos saudáveis e empresa responsável, com boas práticas que regulam desde os ingredientes até o tratamento com as equipes de colaboradores, que inclui a promoção de atividades físicas.

Seu objetivo é tornar transparentes os compromissos graduais dos restaurantes com o meio ambiente e a sustentabilidade. Fazem parte dos critérios a eficiência de água e energia, a redução de lixo e a reciclagem, o uso de materiais de construção duráveis nos estabelecimentos e a preferência aos utensílios reusáveis.

E mudando o assunto, você sabe a diferença entre gosto e sabor? Afinal, você acha que sabor e gosto são a mesma coisa? Clique aqui e descubra!

Adaptado da Folha de São Paulo

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Badebec recebe selo de Cozinha Saudável Responsável was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!