banana nanica

Banana nanica: curiosidades e benefícios à saúde!

O nome é confuso: como pode ser chamada de banana nanica, se ela é maior que a banana maçã?

Explicamos: o nome “nanica” se deve ao tamanho da bananeira – ela é de estatura baixa – que produz esta variedade desta fruta originária da Ásia, que se deu muito bem em terras brasileiras.

Essa bananeira pode ser pequena em altura, mas é uma verdadeira campeã quando se trata de produzir frutos: cada cacho pode ter até 400 bananas, que pode chegar a pesar quase 45 quilos!

Medindo cerca de 15 a 24 centímetros, a cada 100 gramas a banana nanica traz cerca de 90 kcal, e é muito indicada para ser consumida por atletas por sua alta concentração de potássio o que previne câimbras e ser perfeita para baixar a pressão arterial, e portadores de diabetes, devido ao seu baixo índice glicêmico, apesar de ser mais doce e mais rica em açúcar que as outras variedades da fruta.

Veja outros benefícios da banana nanica:

  • Suas fibras ajudam a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. Além disso, acalma o estômago e ajuda na digestão.
  • Comer uma banana nanica entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço, garantir saciedade por mais tempo e melhorar a sensação de bem estar.
  • Possui o cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que estimula a produção de hemoglobinas, ajudando quem sofre de anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia.
  • É rica em triptofanato, que produz a serotonina que relaxa e deixa a pessoa bem humorada, sendo indicada para pessoas que sofrem de depressão, e a inulina, uma substância que contém bactérias que ajudam na digestão.
  • Tira os efeitos da nicotina e combate a insônia.
  • A banana verde pode ser ingerida! Além de ser um alimento ativador, previne doenças e reduz o colesterol.

Pode ser consumida como farinha ou por meio da biomassa, que é muito fácil de fazer. É só cozinhar seis bananas com as cascas numa panela de pressão por quinze minutos e bater no liquidificador até virar uma espécie de purê. Pode ser ingerida junto ao feijão, a sopas, a vitaminas e a sucos.

As cidades que mais enviam banana nanica à Ceagesp são as paulistas Sete Barras, Eldorado, Miracatu e Jacupiranga, da cearense Limoeiro do Norte da mineira Jaíba.

A banana nanica pode ser encontrada mais facilmente nos meses de janeiro a maio, apesar de estar disponível no mercado praticamente no ano todo.

O Foodnews tem apresentado curiosidades e benefícios das frutas que foram destaques no Ceagesp, como o maracujá azedo, abacate geada, tangerina poncã, abacaxi pérola, caqui rama forte e maçã gala. Clique nas respectivas frutas para saber mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Banana nanica: curiosidades e benefícios à saúde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!