bananas equatorianas

A importação de bananas equatorianas pelo Brasil segue em destaque!

A questão da importação de bananas equatorianas pelo Brasil segue em destaque na mídia especializada no comércio internacional de frutas, legumes e verduras.

Parece que o apelo dos produtores nacionais não vai adiantar e a importação de bananas equatorianas é uma realidade.

Isso porque a Agência para a Garantia da Qualidade do Equador (Agrocalidad) diz que está tudo certo. Em outras palavras, todos os requisitos para a exportação das bananas equatorianas para o Brasil estão cumpridos.

De acordo com a Fresh Plaza, as barreiras fitossanitárias impostas pelo Brasil para serviram para um único propósito: não deixar as bananas equatorianas, de melhor qualidade e preços, competir com a banana do País.

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, depois da China e da Índia, mas o Equador é o principal exportador do mundo.

“A expectativa é vender 100.000 ou 150.000 caixas por semana para o Brasil”, diz Richard Salazar, administrador da Acorbanec (Banana Marketing and Export Association).

As bananas equatorianas visam o mercado gourmet do Brasil, ou seja, o Equador aposta em um nicho de mercado diferenciado para a fruta no País!

O Brasil baseia sua restrição em doenças como a sigatoka negra e agora o chamado ‘moko’, do qual não há presença em banana. Para a inspeção fitossanitária realizada por embarque (porto), 2% da remessa serão tomadas como referência, de acordo com um jornal do Equador.

Aliás, o Foodnews já havia destacado o fato do Brasil já estar importando bananas do Equador! Clique aqui!

Vale lembrar que o Brasil, apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de bananas, pouco exporta. Isso porque o mercado interno é bastante forte para fruta (clique aqui e saiba mais do assunto).

E você sabia que uma das maiores áreas de produção de banana do País está ameaçada? Clique aqui!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

A importação de bananas equatorianas pelo Brasil segue em destaque! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!