batata doce

Perfil da produção de batata doce no Brasil

São Paulo e Minas Gerais são os principais estados produtores de batata doce no Brasil (57% do total).

As regiões ideais para o plantio de batata doce são as com clima quente e úmido.

É possível produzir durante o ano todo; porém, é importante que o plantio e a fase de desenvolvimento não coincidam com temperaturas muito baixas e clima seco, o que diminuiria a produtividade e prolongaria o ciclo de desenvolvimento.

A rentabilidade da batata doce tem sido positiva. A demanda é o fator que mais chama a atenção, visto que houve aumento significativo nos últimos anos, principalmente devido às características nutricionais.

Lidar com o aumento do número de produtores do tubérculo é o mais novo desafio dos já atuantes no mercado. Sua produção demanda mão de obra significativa, principalmente em épocas de plantio e colheita.

A grande oscilação de preço ao longo do ano acaba exigindo planejamento e uma boa reserva financeira por parte dos produtores, para que consigam superar as épocas de maior oferta do tubérculo, o que pressiona as cotações.

A produção brasileira de batata doce que, atualmente, alcança cerca de 500 mil toneladas por ano, está muito distante da cifra chinesa de 70 milhões de toneladas.

Em termos percentuais, a Ásia responde por quase 87% da produção mundial, seguida da África com 10%, da América com pouco mais de 2% e da Oceania com 0,5% − os países europeus não apresentam produção significativa.

A principal forma de consumo de batata-doce entre os brasileiros são raízes compradas frescas e preparadas de diferentes maneiras: cozida, assada, frita, entre outras.

Estima-se que anualmente, no Brasil, o consumo supere pouco mais de 600 gramas por habitante, valor muito baixo quando comparado ao vizinho Uruguai que, inclusive, importa o produto para vencer o consumo médio de 5kg por habitante a cada ano.

O Foodnews destacou o desenvolvimento de cultivares de batata doce mais apropriados para uso industrial, destinados à produção de chips, é um dos focos da Embrapa.

Com as novas oportunidades de mercado, a Embrapa busca obter materiais genéticos recomendados para o processamento industrial e, assim, agregar valor e fomentar o consumo com base na versatilidade desse alimento (clique aqui).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Perfil da produção de batata doce no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!