batata doce

Benefícios e propriedades nutricionais da batata doce rosada

Saiba mais da batata doce rosada e seus benefícios para a saúde!

Desde que a geração da boa forma adotou a batata doce como aliado na alimentação para ganho muscular, esse tubérculo não saiu, literalmente, da boca do povo.

E não é para menos, pois além de inúmeros benefícios à saúde, a batata doce é barata e disponível praticamente o ano todo.

Para se ter uma ideia, somente em 2016 deram entrada na Ceagesp cerca de 54.541 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades de Piedade (SP), Tapiraí (SP), Teixeira de Freitas (BA), Guapiara (SP), Matias Cardoso (MG) e Belo Vale (MG).

Utilizada no Brasil tanto para consumo humano como também como espécie forrageira para pastagem, a batata doce é originária dos Andes, de onde se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo. Por ano são cultivadas cerca de 130 milhões de toneladas deste produto, sendo que a China é de longe a maior produtora mundial (90%).

É uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales – a mesma da batata, do tomate e – quem diria – das pimentas!

Dela se aproveita não só a raiz, mas também suas folhas e caules, estes últimos principalmente para alimentar animais criados em cativeiro, como porcos e cabras. Existem mais de 400 variedades, das quais são cultivadas comercialmente cerca de metade delas.

O consumo de batata-doce pode diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como da próstata e do colo. Tem propriedades antiinflamatórias, ajuda a prevenir doenças que afetam as artrites e é excelente para diabéticos, pois possui carotenoides que ajudam a estabilizar o açúcar no sangue.

As batatas doces também tem uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração diabético. As fibras presentes – principalmente na casca – auxiliam na digestão e no trato digestivo.

Para as mulheres em idade fértil, a vitamina A da batata-doce (consumida como beta-caroteno e depois convertida em vitamina A no organismo) também é essencial para a síntese hormonal durante a gravidez e a lactação. Ainda é indicado para auxiliar no tratamento de asma e bronquite. O tubérculo ainda possui propriedades que controlam a hidratação do corpo e aumentam a imunidade do organismo.

Uma batata cozida de aproximadamente 100 gramas possui cerca de 103 kcal, fornece mais de 100% das necessidades diárias de vitamina A, 25% de vitamina C, 25% de vitamina B6 e 12% de potássio, além de pequenas quantidades de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina E, tiamina, riboflavina e folato.

As batatas doces são uma ótima fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante que pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, oferecer proteção contra asma e doenças cardíacas e atrasar o envelhecimento e a degeneração corporal.

E você sabe se existem diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais? Clique aqui e descubra!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e propriedades nutricionais da batata doce rosada was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!