batata esverdeada

Você sabia que não se deve consumir batata esverdeada?

O Foodnews destaca para os riscos do consumo de batata esverdeada.

Fique atento à cor da batata. No caso de batata esverdeada, não a consuma.

A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila. E isso, por si só não seria problema, mas é um indicador de que a batata também está produzindo solanina e chaconima, glicoalcalóides que ela usa para se proteger quando exposta à luz, mas que causam irritação na mucosa intestinal humana.

Segundo João Roberto Oliveira do Nascimento, pesquisador do FoRC e professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, quem se expõe a esses glicoalcalóides, e dependendo da quantidade, pode ter desde apatia, sonolência, salivação, respiração ofegante, até chegar a casos de perda de coordenação, fraqueza, paralisia, coma e morte por parada respiratória.

“A batata esverdeada deve ser totalmente descartada, mesmo que contenha partes em sua cor original, pois os glicoalcalóides podem se espalhar com facilidade pelo vegetal”, aconselha o pesquisador.

O fato é que é difícil encontrar quem não goste de batata nas suas diversas variações. Por isso o consumo de batata é destaque em todas as idades. Mas, sabe quais os benefícios à saúde?

Com exceção das batatas esverdeadas, o tubérculo tem diversos nutrientes e benefícios à saúde. Clique aqui e confira!

E já que estamos falando de batata, será que você conhece a cadeia de valor do tubérculo?

Você sabia que o consumidor paga cerca de 14 vezes mais pela batata chips em relação ao valor da batata in natura no supermercado? Pois é, e o principal destino da batata pré-frita não é o consumidor final, mas as redes de restaurantes e bares. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E seguindo nesse assunto, o Foodnews destaca para o surgimento das indústrias de batata processada no País. Clique aqui.

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Você sabia que não se deve consumir batata esverdeada? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!