benefícios do abacaxi

Saiba mais dos benefícios do abacaxi para a saúde!

Saiba mais dos benefícios do abacaxi para nossa saúde e de algumas curiosidades da fruta!

Abacaxi, fruto que nasce de uma bromélia, é um dos produtos tropicais mais consumidos no mundo, com uma produção de cerca de 24,8 milhões de toneladas por ano.

Graças aos espanhóis e portugueses, a fruta se espalhou pelos trópicos, popularizando o seu plantio e consumo. Os maiores produtores são a Costa Rica em primeiro, Brasil em segundo e as Filipinas em terceiro lugar.

Com uma produção de 2,4 milhões de toneladas por ano, o plantio de abacaxi no Brasil representa cerca de 10% do que é consumido no mundo, de acordo com dados da FAO. Mais da metade das frutas segue para exportação, principalmente para a Europa e os Estados Unidos, sendo que o restante é dividido para a indústria de enlatados e para venda in natura.

Aliás, clique aqui e saiba mais da produção de abacaxi no País!

Parte desta produção, principalmente de abacaxi pérola, é comercializada na Ceagesp da capital paulista, que recebeu em 2016 cerca de 44 milhões de unidades, vindas principalmente das cidades de Floresta do Araguaia (PA), Itambé (PE), Frutal (MG), São Francisco de Itabapoana (RJ), São Domingos (MA), Palmas (TO) e Miracema do Tocantins (TO).

O fato é que é considerada, por muitos, como uma superfruta, devido aos benefícios do abacaxi à nossa saúde.

Além de ser rica em vitaminas e antioxidantes, que previnem várias doenças e o envelhecimento precoce, auxilia também quem quer perder peso, pois 100 gramas do produtor trazem apenas 50 calorias.

Uma enzima presente no fruto, chamado de bromalina, colabora para a boa digestão e também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne, problemas no couro cabeludo e rachaduras nos pés.

Estudos demostraram sua ação ainda contra a osteoartrite e o câncer, e mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

Como visto, os benefícios do abacaxi são muitos e, na hora de comprar a fruta, não se deixe influenciar muito pela cor da casca, que deve estar sem pontos moles, machucados e manchas escuras. Escolha as unidades mais pesadas pois serão as mais saborosas, e cujas escamas tenham o tamanho mais uniforme de cima a baixo.

Outra dica é cheirar a fruta: pegue as de odor adocicado, e evite as que tiverem um cheiro azedo ou de fermentado. Para que a fruta fique mais saborosa, mantenha em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias antes de descascar e cortar. Em seguida, mantenha na geladeira por no máximo 2 dias caso não consuma imediatamente.

E vale lembrar também que no final de ano é época de safra do abacaxi. Clique aqui e confira a dica!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba mais dos benefícios do abacaxi para a saúde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!