biscoito integral

Biscoito integral de cereais e polpa de frutas brasileiras

Em busca de alimentos mais saudáveis, pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desenvolveram novo tipo de biscoito integral.

A base do biscoito integral é feita de uma farinha multicereais de milho, arroz e sorgo e o recheio é de abacaxi, açaí ou goiaba.

O resultado é um produto sem glúten, sem adição de corante ou aroma e com teor reduzido de calorias.

A Embrapa está em busca de parceiros para colocar no mercado os biscoitos de cereais integrais com recheio de polpa de frutas brasileiras.

O novo biscoito utiliza grãos integrais de arroz, milho e sorgo, com casca e gérmen. A farinha multicereais resultante é rica em fibra alimentar, fundamental para regulação intestinal.

O maior desafio tecnológico enfrentado pela equipe, contudo, foi obter estabilidade do recheio de frutas sem adicionar gordura.

“O ponto alto desse biscoito é a utilização de frutas tropicais em seu recheio, como goiaba, abacaxi e açaí, em vez de chocolate e outros ingredientes calóricos, encontrados no mercado. Por serem frutas de grande aceitação, agregam aos biscoitos aroma e sabor, além de nutrientes como fibras, minerais e vitaminas”, afirma Virgínia da Matta, pesquisadora da Embrapa.

Pelo fato de o novo biscoito ser um produto diferenciado comparado aos ofertados no mercado, especialmente devido à ausência de gordura em sua formulação, foi realizada a avaliação de aceitação dos consumidores para os três sabores: goiaba, abacaxi e açaí.

O biscoito integral de goiaba apresentou o maior índice de aceitação dos consumidores em relação aos demais, seguido pelo biscoito de abacaxi e de açaí.

Os biscoitos recheados atualmente disponíveis no mercado encontram-se na categoria de alimentos de conveniência, porém com alta densidade calórica e pobre em nutrientes.

Esse tipo de alimento está cada vez mais presente no hábito alimentar de crianças e adultos, apesar dos elevados índices de gorduras saturadas, açúcares e sais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem relacionando o crescimento do número de doenças crônicas não transmissíveis, como o aumento da pressão arterial, diabetes e obesidade, ao aumento do consumo desses tipos de produtos, associado ao baixo consumo de alimentos saudáveis e à falta de atividade física.

Clique aqui para acessar artigo que apresenta o perfil do excesso de peso no Brasil.

Aline Bastos – Embrapa – agroindustria-de-alimentos.imprensa@embrapa.br

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Biscoito integral de cereais e polpa de frutas brasileiras was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!