bocaiuva

Conhece o doce cristalizado da polpa de bocaiuva?

Você já ouviu falar da bocaiuva e do doce de uma das frutas mais populares do Centro-Oeste?

A Embrapa Pantanal (MS) e a UFMS desenvolveram um doce cristalizado a partir da polpa da bocaiuva, uma palmeira frutífera nativa encontrada em quase todo o território brasileiro. em especial no Mato Grosso do Sul.

Considerada uma excelente fonte de nutrientes, a bocaiuva apresenta alto teor de carboidratos, fibras, lipídeos e minerais como cobre, zinco e potássio, contendo elementos com ações antioxidante e anti-inflamatória.

A metodologia para a obtenção do doce cristalizado consiste, resumidamente, na substituição de parte da água de sua composição por açúcares, conforme preconiza a Anvisa.

O tratamento utilizou apenas açúcar cristal, de forma lenta, com concentração controlada da calda, aquecimento e secagem.

A Embrapa Pantanal e a UFMS possuem em andamento outras pesquisas relacionadas ao processamento da bocaiuva.

Especialistas desenvolveram também a geleia de bocaiuva e anunciaram estudos para obtenção da geleia com maracujá, sob coordenação da professora Juliana Donadon, do curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade.

“O objetivo é desenvolver o processo de obtenção de geleia de bocaiuva em mistura com polpa de outras frutas, de modo a ampliar a capacidade de oferta de novos produtos à base da palmeira e, consequentemente, promover a geração de trabalho e renda para comunidades extrativistas,” esclarece.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Aurélio Vinicius Borsato, foram realizadas pesquisas participativas com as comunidades, por meio de análises sensoriais preliminares que nortearam os estudos em laboratório, até que se chegasse a um produto de melhor qualidade.

“Ainda na fase de execução dos estudos, a opinião das extrativistas de bocaiuva sempre foi consultada por meio de amostras oriundas de resultados preliminares, tanto de geleia quanto do doce cristalizado.”

Borsato explica que a pesquisa está na fase final de ajuste de algumas condições de processamento, a fim de melhorar a apresentação do produto.

Segundo ele, o propósito é obter uma geleia com baixo teor de açúcar e, consequentemente, de melhor qualidade nutricional. Os principais resultados estão sendo analisados estatisticamente para que em breve sejam publicados em revista científica.

Adaptado da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Conhece o doce cristalizado da polpa de bocaiuva? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!