cadeia do pêssego

Cadeia do pêssego busca novos mercados consumidores

Representantes da cadeia do pêssego de Pelotas e da Embrapa se reuniram em setembro para discutir a abertura de novos mercados para o pêssego em conserva.

O encontro dos representantes da cadeia do pêssego foi com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MAPA, Caio Rocha, com a proposta busca inserir a conserva nas compras de instituições públicas.

Na reunião, o secretário sinalizou articulação a fim de estimular as compras institucionais com ênfase na aquisição pública de alimentos e colocar os produtos no portal “Compras da Agricultura Familiar” do Ministério.

“Estamos estudando a possibilidade de aquisição do escoamento do produto armazenado para que possamos nos preparar com tranquilidade para a próxima safra”, afirmou.

Na agenda, articulada pela Embrapa, ainda foram abordadas a aquisição direta do produto, as compras por políticas públicas – como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) –, e o acesso a recursos financeiros a juros com taxas reduzidas pelos produtores.

Discutiu-se também a possibilidade de entrada da cadeia do pêssego de Pelotas no mercado institucional de São Paulo.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore, a reunião foi importante para a cadeia do pêssego da região porque vai aliviar o mercado, garantindo a compra de 100% da próxima safra .

Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, a iniciativa demonstra a capacidade de articulação institucional do setor, a importância do acesso a políticas públicas que fortalecem e dinamizam a produção agrícola familiar da região Sul do Estado.

O Foodnews destaca o estudo da Food Service Brasil sobre a alimentação fora do lar no Brasil.

Um estudo do Instituto Food Service Brasil (IFB), realizado com 72 mil pessoas, aponta que mais de 70% dos entrevistados brasileiros haviam consumido alimentos preparados fora de casa nas últimas 24 horas (clique aqui).

Adaptado de Francisco Lima, da Embrapa
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!
Cadeia do pêssego busca novos mercados consumidores was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!