canjica

Benefícios e curiosidades da canjica

Em algumas partes do Brasil a canjica pode ser conhecida como mugunzá ou jimbelê. Muito popular no período de inverno, além de saborosa é muito nutritiva.

A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira, consumida especialmente no período das festas juninas e julinas.

A canjica é elaborada com grãos de milho branco, leite de vaca, manteiga, açúcar, água, amendoim, leite de coco e canela.

Pois é, a canjica é um tipo específico de milho, o milho branco, que também pode ser misturado a ingredientes como leite, leite de coco e açúcar.

Com certeza você já teve a oportunidade de experimentar essa típica receita da culinária brasileira, especialmente nesta época do ano, ou seja, nos meses de junho e julho. E, claro, cá entre nós, é uma delícia.

O milho verde também é o queridinho nessa época de festas juninas, mas também é muito procurado durante todo o ano (clique aqui e saiba mais).

Em 24 de fevereiro de 1989, a Portaria nº 109 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a norma de identidade, qualidade, apresentação e embalagem, da canjica de milho brasileira, definindo assim o conceito comercial de milho de canjica.

A cada 100 gramas de canjica é possível obter:

  • fibras, que facilitam o trânsito intestinal e auxiliam na redução de gordura;
  • proteínas, responsáveis pelo fortalecimento muscular, capilar e pela formação de anticorpos;
  • minerais como ferro, fósforo, magnésio e zinco, essenciais para a saúde de diversos tecidos do corpo;
  • vitaminas do complexo B que beneficiam o sistema cardiovascular.

Para quem deseja perder peso a canjica serve de aliada se for consumida sem ingredientes extras. Porém, quem deseja consumir o prato com mais calorias pode servi-la com cravo, canela, coco e até amendoim.

Em 2016 entraram na Ceagesp 6,92 toneladas do produto sendo que a maior parte veio da Argentina.

O Foodnews tem apresentado curiosidades e benefícios das frutas que foram destaques no Ceagesp, como a banana nanica, o maracujá azedo, abacate geada, tangerina poncã, abacaxi pérola, caqui rama forte e maçã gala. Clique nas respectivas frutas para saber mais!

O Foodnews  também tem apresentado algumas curiosidades de verduras e legumes. Clique nos respectivos produtos e saiba mais do: quiabo, mandioca, cebola, pimentão, chuchu e a pimenta.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e curiosidades da canjica was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!