cardápio para deficientes visuais

Cardápio para deficientes visuais: entenda a nova legislação

O Foodnews destaca a notícia apresentada pela ANR – Associação Nacional de Restaurantes, referente as novas regras de cardápio para deficientes visuais.

A atual realidade para aqueles com necessidades visuais nos bares e restaurantes deixa muitas vezes a desejar. Na maioria dos casos este consumidor fica na dependência da ajuda de alguém, o que não deixa de ser constrangedor.

O problema está relacionado as dificuldades que uma pessoa com deficiência visual enfrenta na hora de seguir na busca pela acessibilidade nos bares e restaurantes.

Nesse aspecto, está decidido que bares, lanchonetes e restaurantes do Rio de Janeiro agora devem oferecer cardápios adaptados às pessoas com deficiência, de acordo com a Lei 7.486/16, sancionada pelo governador do estado.

Uma lei parecida já era aplicada em Aracaju desde julho de 2015, que obriga bares e restaurantes a disponibilizarem pelo menos dois cardápios escritos em braile e dois em áudio descrição para pessoas que não conseguem ler pelo sistema braille.

O cardápio para deficientes visuais com mais recurso que o braile é um importante avanço na acessibilidade em bares e restaurantes!

O projeto deixa claro que nomes de pratos, bebidas, valores e demais informações contidas nos menus devem trazer orientação por som, letras maiores e descrição em braille. Publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a nova lei altera a anterior nº 3.879/02, que determinava apenas a oferta de cardápios em braille.

Os estabelecimentos que descumprirem a ordem estão sujeitos a punições, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Lembre-se que isto se aplica aos restaurantes do Rio de Janeiro! E os microempreendedores individuais e as microempresas estão isentos de fornecer cardápio para deficientes visuais na nova regra!

Siga o Foodnews, o canal de notícia da gastronomia. Dicas de gestão e mercado, eventos e notícias do setor de alimentação fora do lar!

Cardápio para deficientes visuais: entenda a nova legislação was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!