carne de frango

Mercado de carne de frango e suína em 2017 e expectativa para 2018

O Foodnews destaca para o resultado do mercado de carne de frango e suína em 2017 e algumas previsões para o ano de 2018!

Mesmo após o impacto causado pela operação Carne Fraca (clique aqui), deflagrada em março de 2017, o balanço do setor de proteína animal teve saldo positivo e deve fechar o ano com um resultado dentro das expectativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Nesse assunto, o Foodnews trás alguns esclarecimentos importantes diante das recentes polêmicas envolvendo a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, como no caso da ” maquiagem de carnes “. Clique aqui!

Segundo Francisco Turra, presidente da ABPA, apesar do caos momentâneo, episódios como esse têm seu lado positivo no sentido de aprendizado e regularização da atividade.

“A situação nos trouxe muito sofrimento, mas, ainda assim, os números foram interessantes. Houve um decréscimo no volume das exportações, mas crescemos em receita. Isso mostra que o país não se entregou e acreditou no produto”, destacou Turra.

O Brasil responde por mais de 40% das exportações globais de frango e, de acordo com o executivo poderia ter exportado mais 200 mil toneladas de carne de frango e de suínos, não fosse o impacto da operação Carne Fraca. Ele lembrou que o episódio resultou em sanções de 77 mercados às carnes de aves e suínos no País, e apenas 3 deles permanecem fechados: Trinidad e Tobago, Santa Lúcia e Zimbábue. “Mas não chegam a ser mercados significativos para o Brasil”, avaliou Turra.

Para 2018, a ABPA estima um aumento na produção de carne de frango entre 2% e 4% e incremento de 1% e 3% nas exportações. Já a produção de carne suína, deve ser ampliada em 2% a 3% e as exportações, em 4% a 5%. Quanto à produção de ovos, a previsão da entidade é de um incremento de 6%.

A carne de peru, um mercado específico com sazonalidade no Brasil e no mundo, deverá totalizar 109 mil toneladas em 2017, 21% abaixo do registrado no ano passado, e receita de U$ 276 milhões, decréscimo de 16,2%.

O Foodnews apresenta os preços do frango e da carne suína neste último mês de 2017!

Os preços do frango e de alguns cortes têm registrado forte alta no início deste mês em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea. Clique aqui!

Adaptado de SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mercado de carne de frango e suína em 2017 e expectativa para 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!