ceagesp

Ceagesp: veja história e números da “cidade da comida”

O Foodnews apresenta um pouco da história e dados do Ceagesp, conhecido popularmente como a “cidade da comida” em São Paulo.

O Entreposto Terminal São Paulo, situado na zona oeste de São Paulo e considerado como a maior central de abastecimento de alimentos pereciveis da América Latina foi inaugurado em 1966.

Contudo, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) nasceu em 1969, fruto da fusão entre o Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Cagesp), ambos mantidos pelo governo de São Paulo.

O Ceagesp é o terceiro maior centro de comercialização atacadista de perecíveis do mundo, atrás apenas de Paris e Nova York.

O Ceagesp comercializa os mais variados produtos, vindos de 1.500 municípios de 22 estados brasileiros e também de outros 19 países. Os principais compradores são feirantes, supermercados, peixarias, restaurantes, sacolões, além de consumidores finais (no caso do varejão e da Feira de Flores).

Pelo local, circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

Dados do Entreposto:

  • Volume anual:  3,4 milhões de toneladas – participação de 80,1% do total da rede CEAGESP
  • Volume médio de comercialização: 283 mil t/mês
  • Principais produtos comercializados: laranja, tomate, batata, mamão e maçã
  • Área total do terreno: 700 mil m²
  • Área construída: 271 mil m²

Horários de comercialização:

  • Feira de Flores
    3ª e 6ª feira – das 0h às 8h30
    2ª e 5ª feira – das 2h às 14h
  • Varejões
    4ª feira – das 14h às 22h
    Sábado – das 7h às 12h30
    Domingo – das 7h às 13h30
  • Pescado
    3ª feira a sábado – das 2h às 6h

A Ceagesp também está presente em outras cidades, com a finalidade de organizar o abastecimento de alimentos no interior. Com isso a Companhia implantou entrepostos regionais de comercialização.

Os primeiros “mini-ceasas”, como ficaram conhecidos, foram construídos em Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Atualmente, há doze centrais de abastecimento no interior, próximas a polos de produção e consumo.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ceagesp: veja história e números da “cidade da comida” was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!