cebola nacional

Cebola nacional ou importada? Uma questão de preço!

A cebola nacional é um dos produtos mais comercializados no Entreposto Paulista. Segundo o relatório da Companhia, em 2016, foram vendidas mais de 100 mil toneladas.

Ela ocupa uma posição de destaque, na segunda colocação do setor, ficando atrás apenas da batata. No cenário completo, envolvendo todos os produtos, o item fica na quinta posição atrás apenas da laranja, do tomate, da banana e da batata, respectivamente.

O Foodnews destacou a importância da cebola para a gastronomia, sendo o condimento mais consumido do mundo (clique aqui e saiba mais).

O problema é que o preço da cebola nacional está fazendo muitos compradores chorarem e não é por causa do efeito que ela faz na hora do preparo.

A média mensal do preço da cebola nacional, no ano passado, ficou por volta de 2,19 reais. Isso porque, o produto teve um aumento considerável no primeiro semestre chegando a custar R$ 3,47, no mês de maio deste mesmo ano. Já em julho, deste ano, o produto ainda se encontra em alta.

O motivo, segundo os vendedores da Ceagesp, é que a cebola está em entressafra.

Ela pode ser encontrada no valor de 40 reais o saco de 20 quilos. Sendo que no mês de junho, a cebola chegava a custar de 20 a 28 reais. Outro motivo que também levou a esse aumento descontrolado dos preços, foram os valores pedidos pelos produtores do Estado de Goiás. Muitas empresas trazem a mercadoria de lá, já que o Estado é um dos principais produtores.

Apesar que, no início do mês de julho, na Central de Abastecimento de São Paulo, a comercialização das cebolas vindas de fora do país se encontrou em situação não tão favorável, já que não tinha muito produto para ofertar.

Porém, comparando a Nacional com a cebola estrangeira, por exemplo, da Argentina, ela está mais em conta. O saco de 20 quilos foi possível encontrar por 38 reais.

A importação de cebolas em 2017, no resultado parcial (de janeiro a maio), está inferior ao mesmo período do ano passado.

O volume importado, até o momento, é de cerca de 40 mil toneladas, 75% menor que em 2016, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior) – quando foram importadas 163,5 mil toneladas (clique aqui)

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Cebola nacional ou importada? Uma questão de preço! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!