cebola

Cebola, o condimento mais consumido do mundo

O Foodnews destaca algumas curiosidades e benefícios da cebola, o condimento mais consumido do mundo.

A cebola é um alimento que surgiu na Ásia central sendo cultivado desde tempos antigos na China e na Índia – dois países que são grandes produtores do alimento até então -, em seguida foi levada para a Pérsia e de lá se propagou por Europa, África e restante do mundo.

Ela se caracteriza pelo sabor forte e ácido e por ser constituída de camadas. Muito utilizada em temperos, essa é a hortaliça condimentar mais consumida no mundo e ainda possui pequenas doses de valores nutritivos.

A cebola é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce e previne contra alguns tipos de câncer.

O produto também fornece minerais como sódio, fósforo, ferro e cálcio e contém vitaminas C e do complexo B.

Alguns dos seus benefícios podem ser comprovados no tratamento de gripes e resfriados, ela protege as vias respiratórias e ajuda no controle de infecções, ajuda no tratamento de problemas estomacais e de coágulos sanguíneos.

Entre suas formas mais comuns de consumo estão no preparo de saladas, acompanhamento de frituras, sopas, cremes, biscoitos e pães.

Somente durante o ano passado entraram na Ceagesp 78.913 toneladas de cebolas, vindas de diferentes municípios do Brasil sendo grande parte dos seguintes locais: Cristalina (GO), Piedade (SP), Monte Alto (SP), Rio Paranaíba (MG), Juazeiro (BA) e São José do Rio Pardo (SP) . Seu melhor período para oferta acontece entre os meses de junho e março.

E uma curiosidade: por que nossos olhos argem quando cortamos cebola?

Ao cortarmos a cebola, algumas células se rompem, deixando escapar alguns compostos. Um desses compostos é formado por enxofre que, quando em contato com o ar atmosférico, transforma-se em um gás e se espalha pelo ambiente.

Quando esse gás entra em contato com os nossos olhos, reage com a água e forma uma solução de ácido sulfúrico.  Esse ácido causa bastante irritação em nossos olhos. Com essa ardência, produzimos lágrimas com a finalidade de lavar nossos olhos, na tentativa de eliminar o causador da ardência.

Cortar a cebola dentro de uma bacia com água, ou debaixo da torneira, coloca-la dentro da geladeira para que ela fique bem gelada antes de cortá-la ou então cortá-la com uma faca gelada são formas de amenizar o problema!

O Foodnews apresentou o comportamento de preços da cebola e do alho ao longo dos últimos anos, destacando a oscilação dos valores dos condimentos. Clique aqui para acessar o artigo!

Fonte: Ceagesp.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Cebola, o condimento mais consumido do mundo was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!