chocolate

Saiba que nem tudo que chamamos de chocolate é, de fato, chocolate

Você sabe por que que nem tudo que chamamos de chocolate é, de fato, chocolate?

Há diversos tipos de produtos análogos que chamados genericamente de chocolate, mas que, de acordo com a legislação brasileira, não contêm a quantidade necessária de cacau para levar o título de chocolate.

São os chamados “compounds”, alguns também o denominam “chocolate hidrogenado”.

De acordo com a Anvisa, os padrões de identidade e qualidade de chocolate no Brasil são definidos pela Resolução RDC 264, de 2005: “Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.”

O “compound” é um produto que se assemelha ao chocolate, mas não atende à legislação brasileira em termos do teor mínimo de sólidos de cacau (25%), sendo vendido no mercado a um custo inferior.

Mas ressalta que este produto tem o seu valor e o seu mercado. “Ele é inferior em qualidade, mas pode ser mais resistente ao calor, e vai derreter a uma temperatura muito mais alta, podendo ser superior a 30 °C, ou até 35 °C, dependendo da gordura utilizada na formulação, que pode ser de soja, de palma e de algodão.

A qualidade do “compound” depende também do que o fabricante utiliza na formulação (liquor ou pó de cacau), lembrando que os produtos feitos com liquor apresentam qualidade superior.

Um problema, do ponto de vista do consumidor, é que no Brasil o rótulo do produto não deixa claro se é chocolate ou “compound”, pois não apresenta o teor de sólidos de cacau presentes na formulação, e nem que tipo de gordura foi utilizada.

Todas as gorduras empregadas no preparo, inclusive a manteiga de cacau, são denominadas no rótulo como gorduras vegetais.

O Foodnews destaca a história, benefícios e algumas curiosidades do chocolate. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba que nem tudo que chamamos de chocolate é, de fato, chocolate was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!