colaborador com deficiência

Colaborador com deficiência em bares e restaurantes: Guia ANR

O Foodnews destaca a iniciativa da ANR – Associação Nacional de Restaurantes que desenvolveu a Lei de Cotas e o Colaborador com Deficiência para o quadro de funcionários do setor de alimentação fora do lar.

Confira importante iniciativa em bares e restaurantes, que abre oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência e trás informações para o empregador sobre o assunto. Um guia com benefícios ao trabalho e ao empresário do setor de alimentação fora do lar!

Em iniciativa pioneira, a ANR criou o Guia Especial – A Lei de Cotas e o Colaborador com Deficiência.

O objetivo é auxiliar os associados e gestores na inserção de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores de bares, restaurantes e similares.

O material traz informações referentes ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), Lei de Cotas (8.213/1991) e Princípios da Inclusão e Definições Universais, além de dicas de como se portar e evitar algumas situações ‘embaraçosas’.

“O objetivo é ajudar os associados a integrar colaboradores com deficiência, fazendo-os se sentir bem com os demais e vice versa. Há, ainda, legislação inclusiva sobre a questão das cotas. Nossa ideia é recomendar que a exigência seja cumprida e auxiliar para que esse processo seja menos complexo”, explica Alberto Lyra Jr, diretor executivo da ANR.

De acordo com o último Censo do IBGE, em 2010, o Brasil possuía mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, sendo que 8% delas com limitações severas. No entanto, 350 mil trabalhadores nessas condições estavam inseridos no mercado de trabalho em 2013, o que corresponde a 0,73% dos empregos no país.

A versão digital do Guia Especial – A Lei de Cotas e o Colaborador com Deficiência estará disponível no site da ANR já na sexta-feira, 20 de janeiro.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Colaborador com deficiência em bares e restaurantes: Guia ANR was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.