colarinho do chope

Colarinho do chope faz parte da bebida. É o que diz a justiça!

Justiça decide que espuma do colarinho do chope faz parte da bebida!

O colarinho do chope deve ser considerado parte da bebida. A decisão, tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O restaurante Gruta Azul, em Blumenau (SC), foi multado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em R$ 1.512,50. A bebida servida pelo estabelecimento incluía espuma no volume total do produto. Segundo o fiscal do instituto, apenas o líquido poderia ser cobrado, desconsiderando a quantidade de espuma conhecida como “colarinho branco”. A empresa recorreu contra a sentença de 1º grau, que manteve a multa em vigor.

E no julgamento no TRF4, a 3ª Turma decidiu, por unanimidade, dar razão ao restaurante. Para a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do processo no tribunal, “há um desvio na interpretação efetuada pelo fiscal do Inmetro”. Conforme a magistrada, o chope sem colarinho não é chope. Ela considerou ainda que “o colarinho integra a própria bebida” e é o produto na forma de espuma, em função do processo de pressão a que é submetido.

A gerente de qualidade de uma choperia do Rio, Danielle Badaró, disse que, de fato, chope sem colarinho não existe. Ela explicou que o padrão é de três dedos de espuma no copo. Muitas pessoas não querem colarinho porque acreditam que vão tomar mais chope. É verdade, mas o chope será de péssima qualidade. O colarinho é resultado da pressão. A diferença entre a cerveja e o chope é justamente essa – explicou a especialista.

A página da Brahma na internet, a marca de chope mais vendida no Brasil, confirma a posição do TRF. O site explica detalhadamente a importância do colarinho na bebida. “Tem gente que não gosta de colarinho, mas ele é essencial para se ter um bom chopp. A espuma, isto é, o creme, mantém o gás do chopp, protege a temperatura e evita o contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar. O tamanho ideal do colarinho é de dois a três centímetros de creme” diz o texto.

O Foodnews apresenta o caso da Segunda Sem Carne, que tem ganhado destaque na mídia, devido a possibilidade da implementação de lei que proíbe estabelecimentos públicos de servir carnes. Clique aqui!

Adaptado de Extra Online

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Colarinho do chope faz parte da bebida. É o que diz a justiça! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!