consumo de alface

Aumento da temperatura volta a estimular consumo de alface!

O consumo de alface deve crescer gradualmente a partir deste mês de outubro, devido às temperaturas mais altas.

Em setembro, já houve certa elevação do consumo de alface, porém, os preços não reagiram de maneira significativa, visto que a oferta ainda é elevada e a procura é baixa.

O preço da crespa foi de R$ 7,74/cx com 20 unidades em Ibiúna, aumento de aproximadamente 8% em setembro frente a agosto. Em Mogi das Cruzes a americana teve cotação média de R$7,60/cx com 12 unidades, queda de cerca de 14%.

O clima seco na primeira quinzena de setembro aumentou a produtividade, pressionando as cotações. Nesse cenário, alguns produtores reduziram o plantio.

Se por um lado a falta de chuva auxilia o bom desenvolvimento das alfaces, por outro, o risco de faltar água para a irrigação deixou parte dos produtores apreensivos, levando à redução do plantio, principalmente em Mogi das Cruzes, onde o volume de precipitação é menor.

Na segunda quinzena de setembro houve falta d’água nos tanques e reservatórios de parte das lavouras de Mogi, o que prejudicou a produção. Além disso, o problema foi ainda mais agravado em decorrência do calor intenso, pois faz com que seja necessário realizar a irrigação várias vezes durante o dia.

Contudo, apesar dos problemas com a seca, ocorreram precipitações entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro em ambas as regiões, o que pode contribuir para amenizar a situação.

Historicamente, outubro tende a ser um mês com um nível de precipitações superior a setembro, segundo a Climatempo, elevando a disponibilidade de água para irrigação e recuperando o plantio.

Vale lembrar que em agosto, diante do consumo de alface reduzido e uma oferta abundante da hortaliça, muitos produtores destruíram sua produção, já que os custos não compensavam a venda. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Aumento da temperatura volta a estimular consumo de alface! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!