consumo de alimento

Veja 10 curiosidades surpreendentes sobre consumo de alimento

O Foodnews apresenta aos nossos leitores algumas curiosidades surpreendentes em relação ao consumo de alimento destacadas pela ONE. Veja a lista das 10 mais que o Foodnews separou para você:

  1. O gasto médio com alimentação das pessoas de baixa renda, nos países em desenvolvimento, representa de 60% a 80% do valor total gasto por elas mensalmente.  Nos países desenvolvidos esse percentual é de apenas 10%.
  2. 75% de todo alimento produzido no mundo tem origem em apenas 12 espécies de plantas e 5 espécies de animais. Isso explica parte dos avanços em produtividade no campo!
  3. Se todas as pessoas que passam alguma necessidade nutricional estivessem de mãos dadas, elas davam um abraço no planeta. Isso mesmo, todas as pessoas desnutridas, que são mais de 160 milhões, dessem as mãos, dariam a volta ao redor do globo.
  4.  De cada 10 fazendas no mundo, mais de 9 delas são familiares. Temos mais de 90% da produção de alimento do planeta nas mãos de agricultores familiares. E eles fornecem mais de 80% do alimento produzido no mundo!
  5. No ano de 2030 a demanda global por alimento deve aumentar em 35%. Aumento da população e renda favorecem esse cenário de aumento de consumo.
  6. Neste mesmo ano, de 2030, apenas 1 em cada 7 pessoas no mundo deve consumir menos de 2.500 calorias por dia, o mínimo recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
  7. Os grãos representam o principal alimento do planeta e de onde a população obtem maior quantidade de calorias diária. 45% das calorias que um habitante da Terra consume diariamente são provenientes dos grãos.
  8. O trabalho no campo emprega 40% da força de trabalho mundial. O campo é o maior empregador do planeta!
  9. Na África, 97% da área agrícola depende exclusivamente do clima para produção. Não há sistema de irrigação ou tecnologia que permita um melhor desempenho produtivo.
  10. Os insetos são os alimentos que proporcionam melhor rendimento entre as proteínas de origem animal. Um inseto rende, em média 80%, ou seja, 80% do inseto pode ser comido, enquanto um suíno, por exemplo 55% e um bovina cerca de 50%.

As curiosidades sobre o consumo de alimento nos faz pensar sobre a importância do campo, demanda por alimento e questões de consumo consciente de um jeito leve e divertido.

Siga-nos pelo www.facebook.com/foodlogics e acompanha as notícias, dicas de gestão e mercado e curiosidades do setor de alimentação fora do lar.

Veja 10 curiosidades surpreendentes sobre consumo de alimento was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!