consumo de café na china

Consumo de café na China triplica em 6 anos!

O consumo de café na China, cujo mercado é estimado atualmente em mais de US1 bilhão ao ano, passou de 1,1 milhão de sacas em 2011 para 3,2 milhões de sacas em 2017.

Em outras palavras, o consumo de café na China praticamente triplicou nos últimos seis anos.

Esses números apontam que a demanda por café nesse país cresce cerca de 16% ao ano, enquanto que o consumo mundial registrou aumento de aproximadamente 2% em dez anos, particularmente no período de 2004 a 2014.

Esse aumento expressivo do consumo de café na China, país que possui mais de 18% da população mundial, é atribuído a mudanças nos hábitos de consumo da população, em função da urbanização, aumento do número de membros da classe média e melhora no poder aquisitivo da população.

Nesse contexto, o café solúvel aromatizado é o preferido dos chineses, pois 90% das vendas no varejo de café no país são de bebidas ‘3 em 1’, compostas por café, açúcar e creme.

Esses dados e análises da performance do consumo de café na China foram destacados  pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras – UFLA, no Relatório Internacional de Tendências do Café, com base em dados da Organização Internacional do Café – OIC e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA.

O Bureau da UFLA também destacou que o consumo de café no Reino Unido deverá ultrapassar o de chá preto até 2021. Tradicionalmente, o Reino Unido é um grande consumidor de chá, mas, no entanto, seu consumo diminuiu de 1,9kg por habitante em 2002 para 1,4kg em 2016, em contraponto com o aumento expressivo das vendas de café.

Nesse caso, a mudança de hábito de consumo é atribuída principalmente aos jovens, que utilizam os espaços das cafeterias como ponto de encontro e socialização, comportamento considerado moderno e contemporâneo.

E vale lembrar que o consumo de café segue superior aos dados de produção do grão em 2017. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de café na China triplica em 6 anos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!