consumo de melancia

Consumo de melancia, além de refrescante, é saudável!

O consumo de melancia, além de nutritivo e refrescante, está associado a diversos benefícios à saúde!

Segundo dados da Embrapa, o Brasil é o quarto maior produtor, atrás da China, Peru, Irã. A produção brasileira equivale a 2.079.547 toneladas. Tendo as regiões do Nordeste (BA, RN, PE), Norte (PA, TO, AM) e Centro-Oeste (GO, MT, MS) as mais representativas.

Existem disponíveis para o produtor variedades e híbridos de melancia adaptados às mais diversas condições de produção no país. Basicamente, são cinco os tipos de melancia: com semente; sem semente; mini (ou melancia baby); amarela; e vermelha.

A melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina.

“Além disso, a melancia tem propriedades que previnem, por exemplo, o câncer de próstata. Tem também vitamina A, que é boa para a saúde dos olhos. Contém ainda vitamina C que ajuda a melhorar o sistema imunológico”, explica a nutricionista Camila de cássia Rodrigues.

Para quem faz dieta, o consumo de melancia também tem o benefício de ser pouco calórico.

Uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. A fruta faz bem também para a pele. A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. O consumo de melancia é capaz até de reduzir cálculos no rim.

Na Ceagesp da capital paulista, o item é um dos mais comercializados, ocupando a sexta posição na classificação geral. De acordo com a Companhia, em 2016, foram mais de 110 mil toneladas vendidas. Ficando atrás apenas do mamão, maçã, batata, tomate e laranja, respectivamente. No setor de frutas, ela fica na quarta colocação.

A melancia tem uma produção forte no mês de dezembro e varia até abril. A partir de maio até agosto, o período é fraco, tendo uma leve melhora em setembro.

E você sabia que a água de melancia tem ganhado destaque mundo afora? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de melancia, além de refrescante, é saudável! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!