controle de resíduos

O que aprender com o controle de resíduos nos alimentos dos EUA?

Os agricultores dos EUA cumprem as exigências de controle de resíduos agrícolas de forma impressionante.

O fato é que os fazendeiros norte-americanos de frutas e legumes estão fazendo um trabalho “impressionante” de cumprir as leis e regulamentos relacionados ao uso de pesticidas e o respectivo controle de resíduos na produção, de acordo com o relatório anual do USDA sobre Dados de Pesticidas (PDP).

Com base nos dados de 2016, o relatório constatou que mais de 99% das amostras apresentavam resíduos de pesticidas “bem abaixo” das tolerâncias estabelecidas pela EPA e que mais de 23% não apresentavam resíduos detectáveis. Menos de 0,5% cento das amostras (0,46%) apresentaram resíduos que excederam a tolerância estabelecida pela EPA.

Pois é, o controle de resíduos é tão eficiente nos Estados Unidos que menos de 0,5% dos alimentos apresentaram tolerância acima da permitida pelo EPA.

O relatório da PDP foi realizado com base em dados de pesquisas sobre diversos alimentos, incluindo frutas e vegetais frescos e processados. O relatório contém dados de mais de 10.000 amostras coletadas em todo os Estados Unidos.

De acordo com foodsafetytech.com, o abastecimento de alimentos dos EUA é um dos mais seguros do mundo e destaca ainda que grupos de ativistas muitas vezes manipulam os dados do USDA visando transformar os dados positivos do PDP em algo negativo.

Pois é, esta tática de ativistas tem sido usada rotineiramente por mais de 20 anos para criar uma lista “suja”, que foi repetidamente desacreditada pelos cientistas.

A presença de agrotóxicos nos alimentos, principalmente nas frutas, legumes e verduras ainda é uma das grandes preocupações dos consumidores em todo o mundo.

De acordo com o Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Análises feitas em cinco produtos vendidos na Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul, apontaram a existência de agrotóxicos em níveis maiores que os permitidos (clique aqui).

O Foodnews destacou o direito à informação sobre agrotóxicos nos alimentos!  Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

E você sabia que água e detergente neutro eficazes na remoção de agrotóxicos nos alimentos! Clique aqui e confira a dica!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O que aprender com o controle de resíduos nos alimentos dos EUA? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!