conserva de pimentas em bebidas alcoólicas

Conserva de pimentas em bebidas alcoólicas

A conserva de pimentas em bebidas alcoólicas é um dos processos mais simples e fáceis para se obter bebidas aromatizadas.

Normalmente a conserva de pimentas em bebidas alcoólicas é utilizada em molhos, na preparação de outras receitas ou mesmo como aperitivo antes das refeições.

Quando mencionamos simples queremos dizer que, devido ao teor álcoolico das bebidas, não é necessário passar pelo processo de esterilização normalmente efetuado nas outras formas de conserva de pimentas, como por exemplo, a Conserva de Pimentas em Vinagre.

Para a conversa de pimentas em bebidas alcoólicas apenas aquelas com teor alcoólico de no mínimo 35% devem ser utilizadas.

As mais comumente utilizadas são: Whisky, Vodca e Rum.

O Whisky é o ingrediente mais apropriado para o preparo de molhos e receitas especiais, devido ao seu sabor inigualável. Diversas bebidas “quentes”, próprias para serem consumidas durante o inverno, podem ganhar um toque especial com a adição de bebidas aromatizadas com pimenta.

Para o Chocolate Quente, basta adicionar um pouquinho de Whisky aromatizado para que ele fique ainda mais quente. O Rum normalmente é utilizado para “aquecer” chás ou ponches.

Além disso, a quantidade de pimentas utilizadas é muito menor em relação aos outros tipos de conserva.

Normalmente, utiliza-se apenas 1 pimenta para cada 700ml de bebida. O processo de Conserva de Pimenta em Bebida Alcoólica é indicado para as pimentas mais fortes em pungência, como por exemplo, a Scotch Bonnet ou a Habanero. Basta fazer alguns furos em torno da pimenta, colocá-la na garrafa de bebida desejada e aguardar por aproximadamente 8 dias antes de utilizar a bebida como ingrediente para suas receitas.

Caso você prefira utilizar álcool puro (como por exemplo, o de cereais), normalmente encontrado em farmácias, mencione com antecendência qual o seu objetivo, pois você poderá comprar álcool iso-propílico, o qual é extremamente perigoso à saúde e impróprio para consumo! Por esse motivo aconselhamos apenas a utilização de bebidas alcoólicas, para evitar riscos ou erros graves.

Existem diversas formas de conservar as pimentas, além da conversa de pimentas em bebidas alcoólicas. Já destacamos aqui a técnica de conservação por congelamento (clique aqui).

O Foodnews tem destacado algumas curiosidades das pimentas, apresentadas pelo Pimentas Online. Conheça algumas verdades e mentiras sobre o consumo de pimentas (clique aqui)

Adaptado de Pimentas Online, parceiro do Foodnews!

O Foodnews é o canal de notícias da gastronomia!

Conserva de pimentas em bebidas alcoólicas was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!