copos de plástico

ANR negocia prazo para início da lei que proíbe canudos e copos de plástico

O tema relacionado ao uso de canudos e copos de plástico tem ganhado espaço no setor de alimentação fora do lar!

Vale destacar, nesse assunto, que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou no final de janeiro a Lei nº 6.266/19, que proíbe a circulação e o fornecimento de canudos e copos de plástico em estabelecimentos comerciais da região.

Segundo o texto aprovado, “as organizações públicas e privadas, incluindo microempreendedores individuais, bem como as entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, ficam obrigadas a substituir as embalagens descartáveis para consumo de alimentos, incluindo copos e canudos de plástico fornecidos a título oneroso ou gratuito, por produtos elaborados a partir de materiais biodegradáveis”.

Desde o início do ano, o diretor da ANR em Brasília, Nadim Haddad, tem mantido várias reuniões com a assessoria jurídica do Governo do Distrito Federal para negociar um prazo para o início da vigência do período de autuações.

Segundo ele, muitas empresas de Brasília têm estoque de canudos plásticos para até 8 meses. “Nós solicitamos o prazo de um ano e já tivemos uma resposta positiva para 4 meses para início das autuações. Ainda estamos conversando para chegar a um consenso final sobre o prazo”, afirma. Para Nadim, até a decisão final, as multas – que podem variar de R$1 mil a R$5 mil, não devem ser aplicadas. “Ainda falta regulamentar também qual será o órgão responsável por essas multas”, explica.

Vale destacar que a ANR está atuando em diversas localidades para alterar as legislações vigentes, a fim de conseguir mais prazo de implantação, além do aceite de outros tipos de materiais. Aliás, clique aqui e confira a posição e atuação da ANR com relação ao tema do uso de canudos e copos de plástico!

E por falar em canudos e copos de plástico, o Foodnews destaca para o problema das garrafas plásticas que, não para de crescer! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

ANR negocia prazo para início da lei que proíbe canudos e copos de plástico was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.