cozinhas industriais

ABNT discute atualização das normas de cozinhas industriais

A ANR participa de discussões para atualização de norma ABNT para cozinhas profissionais!

A 9ª Reunião/2018 da Comissão de Estudos de Sistemas de Exaustão para Cozinhas Comerciais e Industriais (ABNT/CE-055:002.002), realizada na primeira semana de outubro na Associação Brasileira de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), analisou o projeto de revisão da ABNT NBR 14518, que aborda o sistema de ventilação para cozinhas profissionais.

A norma estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndios e controle ambiental. Atualmente, a regra define uma tabela que classifica e relaciona os equipamentos de acordo com os efluentes gerados. David Chamberlain, responsável pela Gestão de Projetos no Grupo Trigo, associado ANR; Alberto Lyra, diretor Executivo da entidade; e Eliana D. Alvarenga, consultora técnica da associação participaram do encontro.

“Estruturamos uma proposta de atualização da norma e submetemos à análise da ANR, que prontamente envolveu seu corpo técnico e teve participação fundamental no 9°comitê, com todo seu respaldo técnico e institucional. O apoio fez com que a proposta apresentada pelo Grupo Trigo fosse amplamente debatida de maneira colaborativa com todos os participantes. Isso possibilitou alcançar um entendimento maior sobre os ajustes que deverão ser incorporados à proposta de revisão da referida norma, que será encaminhada para editoração da ABNT e posteriormente disponibilizada para consulta pública”, disse Chamberlain.

A proposta do Grupo Trigo, apoiada pela ANR, buscou evitar que uma série de equipamentos de exaustão até agora não necessários nas cozinhas de restaurantes passasse a ser exigida. A tese defendida pela associação é de que tanto o cliente como o profissional que atua nas cozinhas não podem correr riscos. Mas os restaurantes também não podem ser obrigados a instalar equipamentos que sejam superdimensionados para alguns ambientes ou funções, ou que não sejam realmente necessários.

Veja também que o 5º RestauraRH irá abordar o aumento do espaço das plataformas de e-learning nas empresas e casos de sucesso em marcas do setor de alimentação! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!
ABNT discute atualização das normas de cozinhas industriais was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.