crise hídrica

Crise hídrica afeta produtividade e custos da produção de mamão

Com a maior parte da produção localizada no semiárido, a cultura do mamão tem sido fortemente afetada pela crise hídrica ao longo dos anos.

E em 2017 não tem sido diferente. Com isso, para reverter ou melhorar esse situação de crise hídrica, produtores têm registrado maiores custos de produção, devido ao uso de tecnologias que visam minimizar os impactos da seca na produtividade.

No sul baiano e no litoral potiguar, porém, as chuvas observadas neste ano foram consideráveis e, apesar de ainda estarem abaixo da normal climatológica, já auxiliaram na irrigação das roças e serviram de alento aos produtores. Contudo, a maior umidade aumentou, também, a incidência de doenças fúngicas e viroses, impactando negativamente nos custos.

Para as regiões que ainda sofrem com a seca, a agência NOAA (Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia) reafirma que o desenvolvimento de um La Niña, de fraca intensidade, tem a possibilidade de ocorrer entre 55% e 66% ao longo do verão.

Com isso, como o La Niña é um fenômeno climático de resfriamento fora do normal das águas superficiais do Oceano Pacífico, chuvas mais frequentes podem ocorrer no semiárido brasileiro.

Caso o cenário se concretize, produtores devem ficar atentos à qualidade da fruta – visto que os baixos preços registrados neste ano podem afetar o número de pulverizações e, consequentemente, a qualidade da produção e das frutas.

A crise hídrica continua preocupando os produtores de frutas do nordeste brasileiro!

O reservatório de Sobradinho, maior do Nordeste, abastece um dos principais perímetros de fruticultura irrigada do País, o Nilo Coelho.

Desde 2012, as regiões Norte e Centro-Oeste – onde está localizada a nascente do Rio São Francisco, que abastece o reservatório de Sobradinho – passam por uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Crise hídrica afeta produtividade e custos da produção de mamão was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!